Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Missão, visão e valores: o que são e qual sua importância para o planejamento de comunicação das ONGs?


O planejamento de comunicação de uma ONG deve ser construído a partir do conhecimento de sua missão, visão e valores. Já vi muitas ONGs executarem bons projetos sem nenhum alinhamento com a missão ou visão. Isso até pode gerar resultados momentâneos, como atender a um objetivo de um edital ou à demanda de um outro parceiro graças a um recurso financeiro adquirido. Porém, um dos riscos que essa falta de sincronia pode acarretar no futuro é a sustentabilidade da ONG, além de comprometer a continuidade do projeto, a captação de recursos, a mobilização de voluntários e o engajamento da comunidade.

Para evitar que isso aconteça, a missão, a visão e os valores da ONG devem estar explícitas para seu público e internalizada em casa integrante que faça parte dela.

A disseminação desses três elementos constitui uma das atribuições fundamentais da equipe de comunicação. Não que isso possa ser feito por outras pessoas da ONG, trata-se de um trabalho em conjunto. No entanto, o profissional de comunicação especializado na área possui habilidades e técnicas específicas para o desenvolvimento desta ação.

Mas o que vem a ser missão, visão e valores?

Vamos rapidamente conceituar cada uma delas.

  • Missão: É a razão de ser da ONG. Motivo da existência e finalidade de sua criação. A missão precisa ser clara para todas as pessoas que fazem parte da ONG, bem como para o seu público. É o propósito de uma ONG existir.
  • Visão: É a situação em que a ONG deseja chegar em período definido de tempo. A visão nada mais é do que um cenário futuro. É a representação de onde se quer chegar e o que se pretende alcançar. Ela precisa mostrar de forma prática, realista e temporal onde e quando a ONG deve atingir seus objetivos.
  • Valores: São os ideais de atitude, comportamento e princípios que regem as atitudes de uma ONG. Devem estar presentes nos integrantes e nas relações dela com seu público, voluntários e parceiros.

Portanto, não importa se a ONG é pequena, média ou grande. Um planejamento de comunicação bem estruturado deve ter em sua essência a identificação da missão, visão e valores, além dos objetivos e metas da ONG.

Caso precise de alguma orientação sobre esse assunto, entre em contato pelo e-mail gecomterceirosetor@gmail.com.

Tenha resultados relevantes para sua ONG!






   Siga no Instagram 

Siga no Instagram @gecomterceirosetor


Acompanhe no Facebook.com/gecomterceirosetor