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quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Benefícios da assessoria de imprensa para uma ONG

 


Muitas instituições do Terceiro Setor já perceberam a importância de se comunicar com a imprensa e da visibilidade que as (grandes) mídias podem proporcionar para a causa defendida pelas ONGs. Mas será que elas sabem que é preciso, ao mesmo tempo, se comunicar de diferentes formas com seu público? Por isso, é necessário entender o que faz uma assessoria de imprensa e como ela pode despertar a atenção dos veículos de comunicação, como rádio, televisão, revista ou portais de notícias.


De acordo com a Pesquisa Perfil Abong 2021-2022, 38% das ONGs associadas possuem assessoria de imprensa interna e 8% possuem assessoria externa. 26% possuem ambas assessorias. As ONGs que não possuem nenhuma assessoria de imprensa correspondem a 29%.


A assessoria de imprensa é uma especialidade da área de Comunicação Social que presta serviço a uma empresa, entidade (organização patronal, sindical, associação, partido político, ONG, universidade, instituto de pesquisa etc) ou mesmo um indivíduo (um político, um empresário, um artista etc), que se concentra no envio frequente de informações jornalísticas dessas fontes para os veículos de comunicação em geral. Suas funções são específicas de profissionais de jornalismo e por eles devem ser desempenhadas. Ela estabelece um diálogo entre o assessorado e a imprensa. Busca a conquista de mídia espontânea ao produzir conteúdos de valor e de interesse público, construindo uma imagem forte, com credibilidade e respeitada.


O assessor de imprensa é o responsável por fazer essa ligação com os veículos de comunicação, aproveitando pautas que estão em evidência para despertar a atenção da mídia e seu público. A geração de mídia espontânea está entre seus desafios, uma vez que não se trata de pagar por um espaço em um jornal, site ou por um tempo na rádio ou televisão. Consequentemente, um retorno positivo para o assessorado que paga pelos serviços do assessor de imprensa, que tem o dever de selecionar as principais mídias que irão gerar valor, credibilidade e, ao longo do tempo, autoridade no assunto. Aquele que dispensa os serviços de um assessor de imprensa, pode estar despejando recursos em jornais, sites, programas de rádio ou televisão, pagando para “aparecer” ou “ter visibilidade”, sem acrescentar em nada aos seus trabalhos. E aí, é dinheiro jogado fora, e não investimento em comunicação.


O assessor de imprensa cria um planejamento, realiza reuniões com seu cliente, produz pautas, distribui releases, estabelece relacionamentos com jornalistas, orienta e acompanha as entrevistas, produz clipping e gera relatório com os resultados de seu trabalho.


No Terceiro Setor, a assessoria de imprensa tem essas mesmas responsabilidades e objetivos, considerando as estratégias e a causa defendida pela ONG. Entre essas estratégias podem estar a captação de recursos, a partir da imagem construída junto à imprensa com reconhecimento perante o público.


“A assessoria de imprensa para ONGs e projetos sociais tem o papel de entender a missão institucional de determinada organização, mediar e divulgar informações de interesse público que impactam a vida das pessoas, a partir de estratégias de conquista de espaços em veículos de imprensa - jornais, sites, televisão, rádios, etc. 

O trabalho contribui para o crescimento, visibilidade, credibilidade e atração de investimento para as organizações por meio da criação de uma identidade positiva e de autoridade, conquistando a confiança de jornalistas para que as atividades de determinada organização se tornem pauta e virem notícia.” Explica, Flávia Domingues, fundadora da Efemais Comunicação, jornalista e estrategista de comunicação de impacto social.


“O assessor de imprensa tem, por definição, uma visão aguçada para identificar, dentro das ONGs, quais projetos, ações ou personagens possuem o potencial de se transformar em notícia. Essa capacidade não só enriquece o conteúdo disponível para a imprensa, mas também garante que as narrativas das organizações do Terceiro Setor sejam apresentadas de forma atraente para o público daquele veículo.” Afirma, Adriana Souza Silva, jornalista e assessora do Terceiro Setor à frente da Agência Pauta Social.


Agora que você entendeu o trabalho de uma assessoria de imprensa e o quanto ela é importante para sua ONG, que tal conhecer mais nossos serviços e agendarmos uma conversa?

Não jogue recursos fora! Entre em contato e invista com responsabilidade.



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