Páginas

terça-feira, 20 de outubro de 2020

8 passos para elaborar o Plano de Comunicação da sua ONG


Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
 

A ausência de um planejamento dá a sensação de que um trabalho não faz sentido, que não leva a lugar nenhum e nunca acaba. Quando se trabalha com ações de comunicação, sem esse planejamento, o trabalho ganha uma aparência supérflua e irrelevante.

O que falta em muitas ONGs são os planos de ações de comunicação que possam orientar as atividades, ações e campanhas que contribuam para alcançar os objetivos macros que essas organizações almejam.

Hoje, a comunicação adota um status estratégico em qualquer ambiente, seja ele empresarial, em organizações da sociedade civil ou em movimentos comunitários. Ela deve atuar como facilitadora, consultora e educadora, para conduzir um bom diálogo internamente, promovendo uma organização orientada para a estratégia.

Para que a comunicação não caia no descrédito de sua relevância e que demonstre resultados, é preciso que se crie e execute os planos de ação. Trabalhar sem um plano é comparável a um aventureiro que sai pelo mundo guiado pela emoção sem saber o que pretende conseguir.

Então, aqui vão algumas dicas de como construir o seu plano de ação de comunicação de forma simplificada e que vai facilitar todo seu trabalho em uma ONG na hora do planejamento.

Lembre-se que este é um processo de aprendizagem contínua. Um exercício diário devido às particularidades que o universo da comunicação tem por ser dinâmica e em constante mudança.

1- Qual é a mensagem? Informe o que é preciso comunicar.

Exemplo: Informar à comunidade que a ONG vai distribuir kits de higiene e limpeza.

2- Quem é o público? Diga para quem será destinada a mensagem. 

Exemplo: Famílias de extrema necessidade do entorno da ONG.

3- Por que realizar a ação? Justifique a necessidade desse público em receber essa mensagem.

Exemplo: Para conscientizar a comunidade sobre os hábitos de higiene e limpeza como forma de prevenção ao risco de contágio como impacto negativo na região.

4- Qual canal de comunicação será usado? Defina os meios de comunicação que serão usados para o público receber essa mensagem.

Exemplo: Cartazes, site, blog e mídias sociais.

5- Quando será realizada a ação? Estabeleça um prazo, um período, em que a ação será realizada, com data de início e fim.

Exemplo: Será realizada durante três meses, após a aprovação do Plano. (Previsão: 01/04 a 31/07).

6- Como será executada a ação? Descreva como a ação será feita para a transmissão da mensagem, por meio dos canais de comunicação definidos para alcançar o público escolhido.

Exemplo: Afixação de cartazes na ONG, distribuição de panfletos explicativos junto aos kits, entrevistas com especialistas sanitários no site e no blog a cada 15 dias, mensagens em grupos de WhatsApp da ONG e postagens diárias nas mídias sociais da organização.

7- Quanto custa a ação? Calcule o investimento necessário para executar a ação. 

Exemplo: O valor estimado para a ação é de R$ 3.000,00 (este é um valor fictício, somente a título de explicação).

8- Como será feita a avaliação? Diga os meios que serão utilizados para avaliar a ação.

Exemplo: A avaliação será feita por meio de um único relatório final com fotos, depoimentos das famílias (por meio de telefone ou mensagens no WhatsApp)  e comentários nas publicações em site, blog e mídias sociais.

É preciso que haja cultura ou uma mudança de comportamento em algumas ONGs e um ambiente propício para que o trabalho planejado de comunicação realmente tenha resultados. Pois, como dito anteriormente, o profissional de comunicação é estratégico por sua capacidade de construir sinergias, criar e manter relacionamentos com os públicos de interesse, além de fortalecer a imagem e reputação de uma ONG.

Siga no Instagram 
Acompanhe mais no Instagram @gecomterceirosetor

Nenhum comentário:

Postar um comentário