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Cada vez mais aumenta a importância da Comunicação capacitada nas ONGs para atuar em um cenário modificado pela crise da Covid-19. Traçar planos de comunicação mais efetivos e ao mesmo tempo se aprofundar em ferramentas de marketing digital para aplicar no Terceiro Setor são realidades para muitos comunicadores. As ações das ONGs se fortalecem a partir desse entendimento e compreensão do papel fundamental da Comunicação.
Para desdobrar mais sobre esse assunto, conversamos com Flávia Domingues, 42 anos, jornalista formada pela Unicarioca, com especialização em Inteligência de Negócios pela Coppe/UFRJ. Fundadora da Assessoria de Comunicação e Marketing EfeMais - Comunicação para Negócios Transformadores, atende empresas e ONGs que geram impacto social positivo. Entre as organizações atendidas estão aquelas que atuam na garantia de direitos das mulheres, educação e sustentabilidade.
Gecom: Conte um pouco sobre sua trajetória na Comunicação, principalmente como o Terceiro Setor despertou sua atenção.
Flávia Domingues: Tenho experiência de mais de 15 anos em comunicação. Comecei a ter contato com o Terceiro Setor já na época da faculdade. Meu primeiro estágio foi na ONG Instituto Dialog, em um projeto de empreendedorismo sustentável. Fiquei lá aproximadamente dez anos. A partir daí, despertou meu interesse em comunicação de impacto social, atuando no Terceiro Setor e também em empresas privadas.
Gecom: Em 2020, devido a pandemia, as ONGs tiveram que aderir ao uso das mídias sociais e de novas tecnologias com mais frequência do que o habitual. De que forma os comunicadores podem contribuir para o fortalecimento das ações das ONGs com esses avanços?
Flávia Domingues: Acredito que os comunicadores têm um papel fundamental para mostrar em diferentes canais de comunicação as transformações que as organizações provocam. As redes sociais são importantes ferramentas para potencializar, provocar o diálogo e aumentar o impacto social das organizações.
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Gecom: Houve alguma mudança no modo de fazer Comunicação das ONGs, por causa da pandemia?
Flávia Domingues: As organizações tiverem que estar mais no digital e reinventar a forma de se conectar com os seus públicos de interesse. A pandemia impactou todo o mundo e fez acelerar alguns processos. Acredito que os comunicadores tiverem que ser mais autodidatas digitais para traçar planos de comunicação mais efetivos e ao mesmo tempo se aprofundar mais em ferramentas de marketing digital para aplicar no Terceiro Setor.
Gecom: No cenário atual que estamos vivenciando, o que você recomenda aos comunicadores no momento de planejar as ações de Comunicação da ONG?
Flávia Domingues: Nunca se desconectar da causa da organização no momento de planejar a comunicação. Buscar entender as pessoas por trás das métricas. Muito mais do que números, entenda a qualidade dos comentários, as mensagens recebidas, etc. Testar diferentes canais de comunicação e produzir conteúdo sem medo!
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