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sexta-feira, 25 de março de 2022

O que é Comunicação para o Terceiro Setor?

Banco de imagem/Gecom


Este conceito é intrínseco às outras denominações, como Comunicação de Causas, Comunicação para o Desenvolvimento, Comunicação Transformadora, Comunicação de Impacto, Comunicação para Transformação Social dentre outras.

“Ainda não há consenso em torno de um único termo: comunicação de causas, comunicação transformadora, comunicação de impacto, comunicação para transformação social, entre outras denominações, porém todas buscam comunicar à sociedade um clamor socioambiental e convocá-la a agir.” (Elementos da Comunicação de Causas - Gife - São Paulo, 2021, Número 5)

Em minhas pesquisas e vivência no campo da Comunicação, nas ONGs e movimentos sociais, defino da seguinte forma.

Comunicação para o Terceiro Setor é saber sensibilizar e mobilizar as pessoas para alguma causa.

É construir narrativas verdadeiras que possam engajar diferentes públicos para uma causa defendida por uma ONG. É propor um debate de interesse público para a agenda da sociedade.

A Comunicação deve gerar e fortalecer relacionamentos, propor legitimidade e credibilidade às ações realizadas pela ONG, dando algum retorno (prestar contas) à sociedade (equipe interna, voluntários, doadores, comunidade e outros parceiros). Isto é, ir além da visibilidade com transparência e ética.

Envolve, portanto, “colocar um tema na agenda da sociedade, mobilizar os convertidos, conquistar os indiferentes e influenciar os tomadores de decisão com o objetivo de mudar a realidade social, cultural, econômica e ambiental por meio da sensibilização do público e de mudanças nas políticas públicas” (CAUSE, INSTITUTO ARAPYAÚ, SHOOT THE SHIT, 2016, p. 7, citado por Elementos da Comunicação de Causas - Gife - São Paulo, 2021, Número 5).

A Comunicação deve agregar valor à causa, adotando métodos tradicionais e contemporâneos em sua forma.

A falta de organização e planejamento levam a uma equivocada comunicação, onde os resultados são obtidos por meio de intuição e achismos.

Portanto, deve-se usar diferentes estratégias da comunicação para gerar mudanças positivas na sociedade.

Para isso, a comunicação deve ser estratégica e estar em diálogo constante com as áreas programáticas das organizações. O intuito é apoiar a organização a identificar o problema e entender a história que precisa ser contada para se conectar com seus públicos. Quando inserida de forma estratégica, a comunicação fará as provocações necessárias para que sua causa chegue aonde precisa chegar. (Elementos da Comunicação de Causas - Gife - São Paulo, 2021, Número 5)

No livro, Comunicação e estratégias de mobilização social, Márcio Simeone Henriques ressalta a importância do planejamento com algumas observações.

O planejamento de estratégias de comunicação é importante para garantir a vinculação dos públicos em um nível ideal e para que não se perca o foco sobre os objetivos que se quer alcançar.

Por outro lado, a excessiva preocupação com o planejamento da comunicação em projetos de mobilização acarreta um risco de cristalização do movimento, institucionalizando-o e burocratizando-o a ponto de impedir a vinculação espontânea dos indivíduos, por meio de uma conjugação entre os instrumentos de comunicação e o acesso dos públicos às informações.

A comunicação deve ser plástica e flexível o suficiente para não corromper o dinamismo dos desejos e interesses das pessoas mobilizadas, e, assim, assegurar a participação democrática desses atores.

Importante finalizar com a seguinte afirmação do mestre em Comunicação e Semiótica Marques Casara.

O primeiro passo é descobrir o que fazer para ajudar a ampliar a visibilidade, a legitimidade social e a forma como dialoga com seus públicos. A comunicação pode maximizar brutalmente o alcance de suas ações.

É necessário realizar um diagnóstico e relacionar ponto a ponto os problemas mais agudos em sua estrutura. Apontar o que dá certo e o que não está dando resultado. E resolver uma coisa de cada vez.

Depois, é importante estabelecer um prazo e direcionar os recursos humanos e financeiros adequados ao projeto. Muitas organizações aprovam projetos de Comunicação e na hora de aplicar o recurso optam por uma operação tapa buraco.

Como está a Comunicação de sua ONG? Entre em contato com a gente e vamos conversar!

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