Promover o impacto social positivo de uma ONG é o principal objetivo de uma comunicação dentro de uma organização social. Assim, a comunicação deve construir narrativas verdadeiras que possam sensibilizar, motivar e engajar diferentes públicos para uma causa defendida pela ONG. Consequentemente, com a divulgação de seus trabalhos e projetos, voluntários, doadores e investidores passam a conhecer e se interessar pela organização, gerando e fortalecendo relacionamentos.
Para alcançar esse resultado, é preciso fortalecer as estratégias de comunicação, que passam, necessariamente, pela profissionalização da estrutura da área na ONG.
Infelizmente, muitas ONGs brasileiras se encontram no dilema entre investir recursos na comunicação ou na administração interna (contas a pagar e operacionalização, por exemplo). No entanto, é preciso mudar a mentalidade e ter uma visão de que o resultado é a médio ou a longo prazo e que o investimento na comunicação vai possibilitar a sustentabilidade da ONG.
Já ouvi muita gente dizer “eu sei que comunicação é importante, mas não tenho dinheiro pra gastar com isso” e, também, “eu sei que comunicação não é só fazer post nas redes sociais”. Mesmo assim, será que realmente estão pensando no importante papel que a comunicação desempenha numa ONG? Mais uma vez, é importante mudar a mentalidade e enxergar a comunicação como um investimento e não como um “gastar com isso”.
Tudo bem que cada organização tem uma realidade diferente e que muitas delas fazem uso do trabalho voluntário de comunicação. Não há problema nenhum. Afinal, são ações operacionais, imediatas e, aqui vou usar um termo não muito usual, ações mecânicas, que socorrem o dia-a-dia de uma organização.
Agora, se quiser que a comunicação seja uma auxiliar na gestão, que ajude na captação de recursos e mobilização, é preciso enxergar a comunicação de modo diferente. Uma comunicação profissional, que entrega resultados relevantes, ela é estruturada, planejada e alinhada com a missão, visão, valores e objetivos da ONG.
Em artigo publicado no site Captadores, por Marcelo Douek e Henry Grazinoli, fundadores da Social Docs, empresa especializada em comunicação de causas,
“Quanto mais as ONGs puderem profissionalizar sua gestão, sua captação de recursos e por consequência sua comunicação, mais poderão ganhar escala. Além de se tornarem mais sustentáveis, é possível, para muitas organizações, ampliar de verdade seu trabalho e melhorar a vida de muito mais gente. O Brasil precisa disso mais do que nunca”, afirmam.
Sobre o retorno da Comunicação, Gabriella Prado Diniz, coordenadora de comunicação do Instituto Ramacrisna, destaca em outro artigo, no site da Filantropia, que,
“As empresas querem ser reconhecidas por boas práticas de responsabilidade social. Querem seus nomes associados a organizações íntegras, reconhecidas e que gerem de fato resultados impactantes na região onde estão inseridas. Querem aumento do alcance da marca a públicos que eles não teriam acesso. E com uma boa Comunicação, as ONGs são capazes de oferecer e apresentar, em números, resultados nesse sentido.”
Você pode estar imaginando, “se for “gastar” na comunicação hoje, vou “perder” dinheiro para atender o meu público”. Mas se você não investir na comunicação hoje, vai perder muito mais daqui a alguns anos.
E agora? Vamos investir na profissionalização da comunicação na ONG?
Aqui a gente pode te ajudar a resolver esse caso e ter uma experiência incrível. Entre em contato.
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