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quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Qual é a anatomia de um blog post?


No início deste ano, a Tracto em parceria com o Dino divulgaram o resultado da pesquisa sobre os hábitos de quem redige posts para blogs. O estudo foi realizado no início de janeiro de 2020, tendo como base o ano de 2019, com um total de 778 respondentes, por meio de amostra aleatória não-probabilística representativa dos profissionais de comunicação do Brasil.

As perguntas mais importantes da pesquisa referem-se aos resultados de marketing que os posts em blogs podem gerar. O resultado permite comparar com a mesma pesquisa que foi realizada nos Estados Unidos.

A Tracto é uma empresa especializada em marketing de conteúdo (content marketing), com experiência de quase uma década e reconhecimento internacional. Oferece consultorias e treinamentos nesta área, com foco em formatos de podcasts, webinar e videoaulas.

O Dino é uma plataforma de divulgação de notícias nos mais variados veículos de comunicação. Sua rede de distribuição garante a publicação dos conteúdos enviados por assessorias de imprensa ou diretamente por empresas em centenas de publishers.

Para os profissionais de comunicação do terceiro setor vale conferir esses resultados e usá-los como insights em suas estratégias de comunicação nas organizações que trabalham.

Então, vamos as principais análises desta pesquisa que o Gecom separou.

Acesse o conteúdo completo da pesquisa, clicando neste link https://mailchi.mp/tracto/anatomia-de-um-blog-post-2019

A pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros gastam em média 3h para a produção de um post. Enquanto aqueles que gastam  mais tempo (acima de 6h), acreditam obter mais resultados de marketing (43%).



Em relação ao tamanho dos blog posts, no Brasil, 54% escrevem entre 500 a 1000 palavras. Aqueles que escrevem de 1000 a 1500 (16%, no Brasil e 27%, nos Estados Unidos) e de 1500 a 2000 palavras (7%, no Brasil e 17%, nos Estados Unidos), acreditam obter resultados de marketing, 23% e 24%, respectivamente.



A pesquisa apresenta que o processo de edição dos blog posts, de 2018 para 2019, o percentual daqueles que editam o próprio post caiu de 72% para 64%. Aqueles que envolvem alguém para revisar, formal ou informalmente, cresceram 8%. Consequentemente, este grupo (61%), acreditam obter ótimos resultados de marketing contra aqueles que editam o próprio post (15%).




Segundo a pesquisa, a frequência de publicações dos blog posts é de 31% para aqueles que escrevem semanalmente e representam 10% daqueles que acreditam obter ótimos resultados de marketing. Uma porcentagem menor, aqueles que escrevem mais de uma vez por dia (7%) e aqueles que escrevem diariamente (13%), acreditam ter mais resultados de marketing (32%, para os dois grupos). O público que escreve mensalmente (9%) diz obter ótimos resultados de marketing (6%).




No entanto, esta frequência pode estar correlacionada às estratégias de marketing de cada grupo e o tipo de empresa, organização ou blogueiro.

Ainda de acordo com a pesquisa, no Brasil, 68% fazem acompanhamento do Analytics contra 32% daqueles que nunca ou raramente fazem ou que não têm acesso à mesma ferramenta. Assim, os que fazem esse tipo de acompanhamento, acreditam que obtêm melhores resultados de marketing (66%).




Em relação aos formatos de conteúdo publicados nos últimos 12 meses, a pesquisa mostra que no Brasil, as preferências são por notícias (64%), post do tipo “como fazer alguma coisa” (57%) e artigo de opinião (53%).



A pesquisa mostra que, no Brasil, os elementos que normalmente os posts contêm são imagens (90%), aspas/citações de pessoas ou autores em destaque (60%) e lista de itens (49%), como os mais usados por aqueles que escrevem blog posts.



No item, promoção de conteúdo do blog, pouca coisa mudou em relação aos que fazem uso de diversas redes sociais (organicamente) ou de SEO (ranqueamento em motores de busca, como o Google), em que a variação, entre 2018 e 2019, foi de 87% para 88%, no primeiro caso e de 52% para 53%, no segundo.



Vale observar, também, que houve um crescimento relevante de 15% no uso de e-mail marketing ou newsletter por e-mail e um crescimento de 2% em serviços pagos. O primeiro caso revela que aqueles que escrevem blog posts estão cada vez mais revendo e retornando a esse tipo de estratégia, que no passado se dava grande importância a criação de uma base de e-mail, ou mala direta. O segundo caso pode-se atribuir a dois fatores: aos novos entrantes no mercado, que acreditam somente em anúncios pagos para dar a visibilidade desejada e aqueles que entenderam a importância deste alinhamento com outros meios de promoção de conteúdo como forma de alcançar os resultados pretendidos.

Em relação a queda do marketing de influência, de 10% para 5%, pode-se considerar o boom inicial contra os que desconhecem ou não sabem como investir neste tipo de estratégia. Ainda é um caso relativamente novo e que precisa ser melhor estudado e trabalhado para a promoção de conteúdo ou marketing de negócios.

De acordo com a pesquisa, gerar tráfego e atrair visitantes (70%) e criar conteúdo com qualidade e regularidade (47%) continuam sendo os grandes desafios de quem produz conteúdo para blog.



Sobre o impacto do blog nos resultados de marketing, apenas 17% acreditam que ele gera fortes resultados, enquanto 42% observam que gera somente alguns resultados.



Neste estudo, podemos avaliar que dependendo da finalidade de seu blog e o conteúdo por ele produzido, é possível obter resultados e impactos fortes em seus objetivos e propósitos, visto que boa parte do conteúdo que interessa tem sido notícias e “como fazer alguma coisa”, conforme os dados aqui apresentados.


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