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Cuidar da imagem de uma ONG é uma tarefa difícil e exige muitos cuidados. Um mau exemplo pode causar resultados indesejáveis em uma organização.
Em um período de crise, então, esse cuidado deve ser redobrado. Como preservar sua imagem e atravessar a crise? Qual seria o papel da comunicação neste momento?
Antes, vamos observar os pontos abaixo que Elisa Miranda Prado, em seu livro “Imagem e reputação na Era da Transparência”, nos traz:
• há pânico, o que leva à tomada de decisões inadequadas;
• há emoção e raiva pela injustiça da crise;
• não se escuta o aconselhamento de consultores internos e externos;
• não se reconhece a seriedade da situação e não se tomam as providências necessárias antes que seja tarde;
• subestima-se a capacidade da mídia de criar versões para os fatos e sua capacidade de convencer a opinião pública;
• não se reconhece a percepção do público-alvo;
• tem-se excessiva preocupação com aspectos legais, que muitas vezes aconselham a omitir-se ou comunicar sem transparência;
• tem-se receio de que a crise revele erros de funcionários e da gestão;
• não se tomam as decisões adequadas nas primeiras horas.
Talvez, nem tudo possa estar acontecendo na ONG em que algum comunicador esteja atuando neste momento. Mesmo assim, é preciso identificar e reconhecer as dores de sua organização e buscar soluções criativas para resolver essas necessidades. Conheça o cenário, reconheça os fatos e depois defina os objetivos de seu plano sempre em grupo.
Atualize seu plano de comunicação: ações, cronograma, orçamento e monitoramento. Não tem? Faça um agora. Aproveite o momento para criar um, sem pânico.
Tenha tranquilidade e equilíbrio e ouça sua equipe e especialistas. Não se deixe levar pelas pressões da situação. Estabeleça comunicados claros, imediatos e atue com transparência.
Credibilidade, reputação e bons antecedentes se constroem ao longo do tempo por meio de um árduo trabalho. Em uma crise, perde-se dinheiro, mas não pode perder a reputação de uma ONG.
Aprenda com erros e acertos de outras organizações, estude casos de imagem e reputação e compreenda os riscos que a ONG possui ou que esteja enfrentando.
A mensagem da sua ONG precisa estar alinhada com o que ela faz e o que está fazendo dentro do atual contexto (discurso e prática devem caminhar de mãos dadas).
A equipe que confia na estratégia, ainda mais em tempos de crise, demonstra uma dedicação e resultados incríveis perante o seu público.
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