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sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Mensagem: Diferentes níveis de envolvimento da comunicação

Banco de Imagem/Gecom
Quando uma ONG tem uma mensagem para comunicar, ela deve ficar atenta às características de seus diversos públicos e adequar à linguagem para cada um deles, fazendo uso dos mecanismos de comunicação disponíveis para a transmissão desta mensagem.

As mensagens devem ser claras, memoráveis e conter informações relevantes. Em cada mensagem deve-se ter o cuidado de usar as palavras certas que correspondam a cada público específico para educar, promover, divulgar ou mobilizar, tendo o cuidado para não torná-las manipuladoras.

Em um blogpost publicado no site Sua imprensa, "as mensagens são palavras cuidadosamente escolhidas que são convincentes, sinceras e têm o poder de inspirar ações. Ou seja, são os principais pontos de informação que você deseja transmitir e que demonstram como você agrega valor à vida do seu público-alvo."

A precisão no cuidado da mensagem é reforçada no livro Gerenciamento da comunicação em projetos, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), "é preciso definir, com base na análise das partes interessadas, o que se pretende enviar ou receber de informação das partes interessadas e sob que formato e mídia de comunicação. O desenvolvimento de mensagens deve ser feito, na medida do possível, em função do tempo e recursos disponíveis, de forma customizada, visando uma maior eficiência mas, fundamentalmente, uma melhor eficácia no cumprimento da estratégia de comunicação do projeto."

O desenvolvimento das mensagens de comunicação vai depender do nível de engajamento que se pretende adquirir de acordo com os objetivos da ONG. Ao planejar as ações de comunicação, é importante ter bem claro o que se pretende com determinada mensagem e, assim, combinar os meios de comunicação adequados para sua transmissão e envolvimento do público pretendido.

Assim, é necessário avaliar previamente o grau de envolvimento e nível de compreensão em que se encontra o público a ser impactado pela mensagem transmitida.

De acordo com o diretor-gerente da Synopsis, Bill Quirke, uma das principais autoridades em comunicação interna e gestão de mudanças, a combinação de mensagens com os meios de comunicação favorece o desenvolvimento de diferentes graus de envolvimento.

Vejamos, a seguir, em que consiste cada um dos itens apresentados por Quirke e os meios de comunicação mais indicados para a transmissão das mensagens. A ordem apresentada segue a escala a partir do menor grau de envolvimento ("conscientização") ao maior grau de envolvimento ("comprometimento").

  1. Conscientização: Fazer com que as pessoas tenham ciência de algo. Meios de comunicação: Boletins, vídeos, correio eletrônico.
  2. Compreensão: Fazer com que as pessoas tenham ciência e algum tipo de assimilação, visando evitar percepções distorcidas que possam gerar boatos. Meios de comunicação: Apresentações itinerantes, videoconferências, fóruns com clientes.
  3. Apoio: Permitir aos participantes aprofundarem o conhecimento no assunto objeto da comunicação e que os mesmos colaborem com informações quando necessário. Meios de comunicação: Seminários, cursos, treinamentos, reuniões de negócio, multimídia.
  4. Envolvimento: Obter dos participantes colaboração mais efetiva no assunto (normalmente implica crença ou buy-in no projeto). Meios de comunicação: Reuniões de equipe, fóruns de feedback, programas de opinião, conferências interativas.
  5. Comprometimento: Obter dos envolvidos participação mais efetiva e o compromisso com a solução ou ações. Meios de comunicação: Atualizações, solução de problemas em equipe, sessões de explanação.

É importante ficar atento ao responsável específico pela comunicação, conforme os autores de Gerenciamento da comunicação em projetos (FGV) afirmam,

Cada mensagem tem, em função da sua natureza e do receptor (parte interessada-alvo), um comunicador mais adequado que, agindo como transmissor da comunicação, poderá conseguir atingir de forma mais eficaz o objetivo originalmente planejado para a comunicação. Isso deriva do fato de que aspectos de hierarquia, confiança e credibilidade do responsável pela comunicação são levados em consideração pela parte interessada-alvo e podem facilitar ou colocar barreiras à comunicação.

Então, que tal colocar em prática agora mesmo?

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