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Coletar dados, analisá-los, tornar a leitura de forma compreensível após a sua revisão e com um projeto gráfico adequado são ingredientes que não podem faltar em um relatório de uma ONG.
Conforme o censo Gife 2018, as ONGs que mostram transparência e confiança são as que mais geram credibilidade para os apoiadores. E um dos instrumentos que contribui para essa confiabilidade é o relatório.
Na maioria dos casos, um relatório é entregue ao final de algum projeto ou no final do ano. Como estamos em dezembro, o Gecom, em sua última entrevista de 2022, conversou com o coordenador de Comunicação do Instituto da Criança, Leandro Nascimento, para nos contar como a Comunicação contribui na elaboração deste importante documento.
Gecom: Conte um pouco sobre sua trajetória e como se tornou coordenador de Comunicação do Instituto da Criança.
Leandro Nascimento: Carioca, trabalho desde os 18 anos e sou formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo. Durante o estágio, tive minha primeira vivência com a área social, atuando em uma empresa que desenvolve responsabilidade social na área educacional. Foi então que aprendi sobre comunicação organizacional e produção de eventos. De lá pra cá, já fiz assessoria de imprensa e produzi festas. No Instituto da Criança, entrei como analista de comunicação e há um pouco mais de sete anos, me tornei coordenador.
Gecom: Qual a importância do relatório nas ONGs?
Leandro Nascimento: No Instituto da Criança, criamos dois tipos de relatório: o relatório anual de atividades, o qual apresentamos todas as ações/projetos do ano e o relatório final de cada projeto que fazemos a gestão, aprofundando mais os resultados quantitativos e qualitativos da ação em questão. Praticar a transparência, prestando contas para parceiros e a sociedade são fatores fundamentais para qualquer organização social. Além disso, é uma forma de divulgar as ações da organização e demonstrar profissionalismo e preparo por parte de toda a equipe.
Projeto educacional #agentequeaprende, do Instituto da Criança, em que Leandro ministra a palestra sobre “A Importância da Comunicação para o Terceiro Setor”. Foto: André Melo |
Gecom: Anualmente, o Instituto da Criança publica o Balanço Social como seu relatório de desempenho de gestão e demonstração de resultados, garantindo a transparência no uso dos recursos. Explique como a Comunicação participa desse processo no instituto.
Leandro Nascimento: A comunicação do Instituto fica responsável por todas as etapas da construção do Balanço Social, bem como cronograma, produção textual, projeto gráfico e revisão. Geralmente, já iniciamos o trabalho de construção do documento já na primeira semana de janeiro. Costumo me reunir com as áreas para extrair o máximo de informações pertinentes aos projetos e resultados financeiros. Após aprovado o Balanço, é hora de divulgar. Enviamos para todo o nosso mailing através de e-mail marketing e também compartilhamos em nossas mídias sociais. É fundamental que a comunicação se relacione com todas as áreas da organização para que possa extrair ao máximo todas as informações e comunicá-las de forma simples e didática.
Gecom: O que você recomenda aos comunicadores no momento de construir um relatório para a ONG em que trabalham?
Leandro Nascimento: A organização, em seu relatório de atividades, precisa definir para quais públicos vai apresentar seus dados de impacto. O mapeamento é importante para que o relatório gere motivação e, efetivamente, se relacione com pessoas importantes para a sua organização. Recomendo iniciar o relatório por um bom roteiro. Nele, é fundamental haver uma carta da presidência relatando os principais pontos do ano, apresentar os resultados quantitativos e qualitativos dos projetos, valorizar toda a equipe de colaboradores que fizeram o trabalho acontecer, escrever textos curtos e de fácil compreensão, além de caprichar no projeto gráfico mediante à estratégia de comunicação adotada pela organização.
Sobre o Instituto da Criança
O Instituto da Criança é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que promove o desenvolvimento humano. Por meio do investimento social privado e da gestão de projetos, a organização inspira a prática da solidariedade. Com 28 anos de história, o Instituto funciona como uma via de aproximação entre pessoas físicas e jurídicas que têm condições e vontade de contribuir, contudo não sabem como fazer este investimento chegar a quem realmente precisa. Desta forma, o Instituto da Criança conecta e articula esses dois grupos, assessorando empresas e direcionando recursos financeiros, humanos, materiais e conhecimentos técnicos a fim de promover o desenvolvimento social. Anualmente, investe em projetos e campanhas de educação, cidadania, geração de renda e desenvolvimento comunitário. Acesse: https://www.institutodacrianca.org.br/
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