Leituras

Resenhas de livros sobre Comunicação, Terceiro Setor e afins. Gostaria de indicar alguma leitura? Envie sua sugestão para o e-mail: gecomterceirosetor@gmail.com


A filantropia empresarial: nem caridade, nem direito


Ativismo social empresarial, neofilantropia, empresa cidadã são os tópicos principais do livro "A filantropia empresarial: nem caridade, nem direito", de Nathalie Beghin. O que está por trás do interesse "repentino" das empresas privadas pelas questões sociais? Onde e até que ponto a comunicação tem papel estratégico na legitimidade dessas práticas sobre a "nova consciência social"? O livro é uma reflexão sobre as contradições desse ambiente socialmente responsável e voluntário.



Além dos meios e mensagens: Introdução à comunicação como processo, tecnologia, sistema e ciência


Desde a década de 80, o mestre da Comunicação Juan E. Diaz Bordenave já afirmava que a sociedade civil caminhava para a possibilidade de viver em uma democracia mais participativa, se organizando e aprendendo a usar sua voz. Enquanto isso, o Estado reagia, apelando à capacidade doutrinadora da comunicação. O livro "Além dos meios e mensagens: Introdução à comunicação como processo, tecnologia, sistema e ciência" apresenta, em linguagem e ilustrações simples e objetiva, as principais dimensões da comunicação, entre elas o processo de humanização universal. "Uma homenagem aos que procuram mais comunicação entre os homens, porque comunicação significa comunhão".




Comunicação e controle social


Em "Comunicação e controle social", os autores analisam as diferentes formas de manipulação dos meios de comunicação na política, economia, religião, educação, ideologia, cultura e nos movimentos sociais. Entrelaçando as várias teorias da Psicologia Social, a obra traz uma reflexão sobre a comunicação como instrumento da construção de uma realidade.



Comunicação e Marketing: Fazendo a diferença no dia-a-dia de organizações da sociedade civil


Dicas valiosas sobre como elaborar um plano de Comunicação para organizações sociais você pode encontrar no livro "Comunicação e Marketing: Fazendo a diferença no dia-a-dia de organizações da sociedade civil", de Sylvia Bojunga Meneghetti. O livro apresenta informações, orientações práticas e conceitos selecionados por meio da vivência da autora como consultora de comunicação em organizações do Terceiro Setor. Vale a leitura!



Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação: Integrando teoria e prática


O livro "Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação: Integrando teoria e prática", de Maurício Tavares, é didático e prático. Serve como leitura complementar e de consulta para estudantes e pesquisadores de comunicação envolvidos com processos de planejamento em organizações de qualquer tipo.



Estratégias de Comunicação: A linguagem dos líderes


Esta indicação de leitura é indispensável para qualquer comunicador, especialmente para aqueles que estão em posição de liderança! Em "Estratégias de Comunicação: A linguagem dos líderes", de Loretta Malandro, você vai reconhecer alguns vícios de linguagem e desenvolver habilidades na forma de comunicar. Um livro de cabeceira.



Extensão ou comunicação


O ato de comunicar está muito além do que uma simples transferência do saber, mas um encontro de sujeitos participantes, em uma troca de saberes, relações de transformação. Paulo Freire analisa os conceitos antagônicos de "extensão" e "comunicação", trazendo para o centro da discussão o papel do educador enquanto um ser da e para as transformações. Problematiza a educação como uma troca de conhecimentos, pelo diálogo e aprendizado, entre educador e educandos. Vivemos uma extensão ou comunicação?



Gerenciamento de comunicação em projetos


O livro que todo gestor de comunicação deve ler, "Gerenciamento de comunicação em projetos", da série Gerenciamento de Projetos da FGV. Apesar de ser direcionado ao meio empresarial, a publicação apresenta exemplos, modelos práticos e conceitos fundamentais no gerenciamento das comunicações, que podem ser adaptadas ao ambiente das ONGs.



História da imprensa no Brasil


Em "História da imprensa no Brasil", Nelson Werneck Sodré apresenta um formidável conteúdo sobre a trajetória da imprensa brasileira, relacionando-a com o desenvolvimento econômico, político e social de nossa sociedade. A imprensa colonial, a imprensa da Independência, o pasquim, a imprensa do Império, a grande imprensa são marcos históricos que estão presentes no livro e merecem uma leitura atenta. Como destaque logo na introdução do livro "a história da imprensa é a própria história do desenvolvimento da sociedade capitalista".



História das teorias da comunicação


"História das teorias da comunicação" é um livro que se propõe a mergulhar pelas diversas correntes, teorias, doutrinas e escolas deste complexo universo da informação e da comunicação. Os autores Armand e Michèle Mattelart reuniram suas descobertas ao pesquisarem importantes teóricos e pensadores, buscando esclarecer a pluralidade deste campo da ciência humana.



Hospital Geral Santa Casa


Conhecer a história do Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia é importante por ser considerada a principal referência da origem do Terceiro Setor no Brasil, que se tem como registro, sendo a primeira inaugurada em 1543, em Santos. Neste livro, é possível conhecer, brevemente, a trajetória da Santa Casa do Rio de Janeiro, com seus serviços hospitalares, criada para ser a casa dos desassistidos e dos mais abandonados, sendo o embrião dos primeiros serviços humanitários e sociais no país.



Imagem e reputação na Era da Transparência: As boas práticas de comunicação a serviço dos líderes


Fazer uso competente da comunicação pelo exemplo e de forma transparente é saber liderar uma equipe na condução dos objetivos de qualquer ONG. Elisa Miranda Prado, Diretora de Comunicação Corporativa da Telefônica/Vivo, compartilha suas experiências no âmbito empresarial e no relacionamento com diversos públicos, entre eles ONGs e comunidades, no livro "Imagem e reputação na Era da Transparência: As boas práticas de comunicação a serviço dos líderes". A proposta apresentada no livro torna-se cada vez mais relevante para as ONGs na busca de captação de recursos e visando sua sustentabilidade.



O gerente comunicador - Um guia prático da Comunicação Gerencial


O livro "O gerente comunicador - Um guia prático da Comunicação Gerencial", de José Eustáquio Oliveira de Souza, traz reflexões e propostas de utilizar a comunicação como ferramenta estratégica de gestão para obtenção de sucesso em organizações. Apesar de utilizar uma linguagem empresarial, a obra compartilha experiências e conhecimentos destinados a gestores na liderança de equipes para melhorar seus relacionamentos, que podem servir para qualquer organização da sociedade civil.



O Livro de Ouro da Comunicação


A jornalista e escritora, Silvana Gontijo, é autora da obra “O Livro de Ouro da Comunicação”, que traz uma pesquisa histórica sobre os meios de comunicação, desde os tempos pré-históricos até a era digital. Recomendado para todo aquele que deseja conhecer e aprofundar seus conhecimentos no complexo mundo da comunicação e na evolução do homem. Um enriquecimento sociocultural.



O que é comunicação


A Coleção Primeiros Passos sobre "O que é comunicação", da Editora Brasiliense, é bem didática e serve como base para alguns fundamentos sobre essa campo complexo e em constante mutação.

Profissional de Comunicação ou não, vale a leitura pra você que está atuando em alguma ONG.




Obras jornalísticas: uma síntese


"Obras jornalísticas: uma síntese", das autoras Ellis Regina Araújo e Elizete Cristina de Souza, é leitura essencial para estudantes, pesquisadores e profissionais de jornalismo e Comunicação Social.

O livro reúne temas, como mídia impressa, história da imprensa, novas tecnologias, ética dentre outros assuntos da área. Além disso, conta com questões comentadas de concursos públicos, para exercitar e aperfeiçoar os conhecimentos.




Retorno de investimentos em comunicação: avaliação e mensuração


O livro "Retorno de investimentos em comunicação: avaliação e mensuração", dos autores Mitsuru Yanaze, Otávio Freire e Diego Senise, é recomendado para os comunicadores que pretendem dar um sentido mais eficaz em seus trabalhos, ao estabelecer métodos que comprovem a sua viabilidade estratégica, medindo os resultados de suas ações.




Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber


"Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber" é leitura indicada para uma reflexão sociológica, a partir da visão desses três grandes pensadores. Uma introdução à Sociologia, fundamental para a compreensão das relações sociais, ponto de partida para estudantes e profissionais de Comunicação. Obra escrita por Tania Quintaneiro, Maria Ligia de Oliveira Barbosa e Márcia Gardênia Monteiro de Oliveira.




A ciência do comum: notas para o método comunicacional


Estou lendo "A ciência do comum: notas para o método comunicacional", do mestre Muniz Sodré.

Uma leitura reflexiva sobre a Comunicação enquanto ciência e sua prática na transmissão de informações, trocas de mensagens e modo de vida. Seria a comunicação somente um mecanismo dessas trocas e interações, uma forma de vida social ou um "ecossistema tecnológico com valores humanos pautados pela realização eletrônica?" Fundamentado nas disciplinas sociais e humanas (Sociologia, Antropologia, Filosofia, Economia e História) e nos pesquisadores europeus e latino-americanos, o livro tenta enriquecer esse debate, onde o conceito e finalidade da comunicação se perdem no atual momento numa sociedade tecnologicamente midiatizada.




Cultura, política e ativismo nas redes digitais


Ciberativismo, cibercultura e ciberpolítica já fazem parte do vocabulário das novas tecnologias da informação e da comunicação desde a década 90. Para compreender mais sobre esse campo ou desse ciberespaço, o livro "Cultura, política e ativismo nas redes digitais", organizado por Sérgio Amadeu da Silveira, Sérgio Braga e Cláudio Penteado, reuniu artigos de pesquisadores - especialmente antropólogos, cientistas políticos e sociólogos - que fundamentam as práticas adotadas na internet como uma nova prática social, econômica, cultural e política. Importante para compreender como a internet tem impactado nosso cotidiano, fazendo repensar o ativismo e a política nas redes digitais, mediados (ou controlados) por diferentes atores sociais.





Relações Públicas Comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora


O livro "Relações Públicas Comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora", de Margarida Kunsch, apresenta estudos e experiências, proporcionando reflexões a partir de conceitos e artigos direcionados ao profissional e pesquisador no campo da comunicação comunitária. Recomendado!



Comunicação: Ensino e Pesquisa


A integração entre ensino e pesquisa como elo entre a graduação e a pós-graduação é o foco principal do livro "Comunicação: Ensino e Pesquisa", que nos traz à luz a defasagem de conhecimento que há no mercado midiático.





Dez toques sobre jornalismo


Em "Dez toques sobre jornalismo", o jornalista Claudio Nogueira compartilha sua experiência na profissão em mais de 30 anos, apresentando em cada capítulo o importante papel do profissional e da Comunicação Social para a sociedade. Um livro com linguagem clara e objetiva, que incentiva a se aprofundar mais nas dicas, orientações e nos desafios que são descritos nesta obra.




Mídia, educação e cidadania: Para uma leitura crítica da mídia


Os autores Pedrinho A. Guareschi e Osvaldo Biz propõem na obra "Mídia, educação e cidadania: Para uma leitura crítica da mídia" soluções mais democráticas para que a sociedade desafie, critique e enfrente, por meio do conhecimento, o atual sistema de comunicação. Mensagens construídas, fabricadas, valores e interesses dominantes são tidas como verdadeiras, normais e naturais, privando os cidadãos de um questionamento livre e consciente. Os autores argumentam que os educadores têm um papel fundamental na desconstrução do atual modelo e oferecem instrumentos que possibilitam uma análise crítica da TV, rádio e da mídia impressa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário