Luiz Frota, coordenador de Planejamento do Instituto Unicirco Marcos Frota. |
Proporcionar aos jovens em situação de risco social a descoberta e o desenvolvimento de suas habilidades, transmitindo valores como, respeito, disciplina, companheirismo e solidariedade, além de inseri-los no mercado de trabalho por meio de atividades circenses. Estes são alguns dos objetivos do Instituto Unicirco Marcos Frota e que foi apresentado no dia 14/12, durante a Mostra de Resultados Núcleos Pedagógicos 2019, no Parque Quinta da Boa Vista, sob a lona da Unicirco, em um formato de pocket show (apresentações de curta duração).
“Hoje, aconteceu o encerramento de um trabalho de dois anos, onde alunos puderam vir pra cá com seus familiares para se apresentarem num picadeiro de circo profissional e internacional. Um momento top onde cada um pode exercitar o seu protagonismo, mostrar o que aprendeu e colaborar individualmente, em um espetáculo maravilhoso, com duas horas e meia de duração com a participação de 600 alunos, com figurino, trilha sonora, envolvimento de toda a comunidade, dos professores”, conta o coordenador de Planejamento do Unicirco, Luiz Frota.
O Projeto Unicirco Arte Educação e Comunidade IV atende, atualmente, as comunidades Campos Elíseos e Jardim Balneário Ana Clara, em Duque de Caxias, Santa Cruz, na Comunidade do Aço e Quinta da Boa Vista, onde fica a sede.
Durante as oficinas circenses, os alunos são envolvidos em um processo de pesquisa e concepção de espetáculos, entendendo estas atividades como instrumentos de promoção humana, principalmente entre crianças e jovens em situação de risco social.
“É um evento de alta adrenalina. Muito emocionante pra gente do Instituto Unicirco, mas também para cada um dos alunos de todas as idades. Realmente, é uma alegria muito grande. A gente trabalha para que esse projeto se mantenha ao longo do tempo e que promova a inclusão social através da valorização da educação”, conta Luiz, bastante emocionado após o espetáculo.
“A expectativa para 2020 e 2021 é de aprofundar o trabalho. A gente tem muito a caminhar. E o grande desafio é continuar trabalhando com qualidade e aos poucos continuar proporcionando oportunidade de trabalho aos jovens. Isso a gente já faz há alguns anos, então, ao longo do tempo, talvez uns 30 ou 40 jovens já estão no mercado de trabalho, tanto no Brasil quanto fora do país”, encerra Luiz, confiante nos próximos resultados para um novo ano.
Sobre o Instituto Unicirco Marcos Frota
O Instituto é um sistema aberto de educação que tem como eixo a milenar arte circense. Foi concebido como centro de excelência para o desenvolvimento técnico e artístico das atividades circenses, com a preocupação paralela de oferecer novas oportunidades de aprendizado e experiências alternativas, em sintonia com as necessidades da educação popular. Desenvolve programas e ações artísticas, culturais, sociais e pedagógicas na área de circo, compreendendo a capacitação, a produção e pesquisa, com ramificações nas demais artes cênicas e áreas afins, promovendo ainda a inclusão social de jovens e adolescentes em situação de risco, realizando em parceria com o poder público eventos gratuitos para grande público, pelos direitos humanos e afirmação das pessoas com deficiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário