No mundo das ONGs, a captação de recursos, a manutenção de doadores e voluntários, a articulação de parcerias e a sustentabilidade financeira são elementos essenciais para o desenvolvimento de seus trabalhos e projetos.
Um planejamento organizado dentro da realidade de cada ONG possibilita a elas alcançarem esses objetivos e, assim, manterem suas atividades por um longo tempo.
Dentro desse planejamento, é preciso prever alguns pilares ou critérios que definam o que venha a ser uma ONG que transmita confiança e credibilidade para seu público.
O Padrão de Gestão, Transparência e Doação do Instituto Doar estabelece 52 critérios essenciais para que as ONGs alcancem a sua sustentabilidade financeira a partir do apoio recorrente dos doadores individuais e corporativos.
O documento foi elaborado a partir de conceitos e critérios adotados por diferentes organismos nacionais e internacionais, da literatura especializada em governança, civil, e das práticas de instituições que recebem e doam recursos para causas sociais e ambientais.
Dentro desses critérios está a Comunicação, uma atividade-meio e, por isso, um pilar importante e indispensável para alcançar os resultados de uma ONG.
Confira os critérios e suas respectivas explicações relacionados à Comunicação no Padrão de Gestão, Transparência e Doação.
• A organização tem uma empresa de comunicação contratada, prestando serviços mensais, ou equipe interna atuando na área - contratada ou voluntária.
Explicação: Esse critério tem como finalidade entender se a organização prioriza comunicação como uma das suas áreas estratégicas, e para isso investe mantendo uma empresa de apoio na comunicação, ou uma equipe interna, seja ela composta por funcionários contratados ou voluntários que apoiam na comunicação.
• A organização tem um plano de comunicação vigente para, pelo menos, o ano corrente.
Explicação: Verificar que a organização conta com uma estratégia formal de comunicação para, pelo menos, o ano corrente.
• Há um orçamento anual para a área/despesas de comunicação.
Explicação: Entender se a organização conta, como parte do seu orçamento anual, com um orçamento específico para a área de comunicação.
• A organização mantém contas nas principais mídias sociais da internet e posta publicações em suas mídias sociais, com periodicidade mínima definida.
Explicação: Verificar a inserção da organização nas redes sociais, pelo menos em relação às mídias mais importantes do momento.
• A organização possui uma lista de e-mails para os quais envia um boletim informativo com periodicidade mínima definida.
Explicação: Conhecer se a organização mantém contato frequente com sua rede de relacionamento, a partir do envio de boletins online periódicos.
• A organização conta com campo, em sua página na internet, para pessoas interessadas que queiram receber informativos cadastrarem seus e-mails.
Explicação: Verificar se a organização mantém política de relacionamento com a comunidade, cadastrando pessoas interessadas em receber seus informativos periódicos.
• O site da organização termina com ".org.br".
Explicação: Confirmar que a organização mantém página na internet registrada no Brasil, com domínio “.org.br”, que caracteriza registro de organização da sociedade civil.
• A organização tem em seu site formulário para contato, para envio de mensagem direta.
Explicação: Entender se a organização mantém porta aberta para receber contato de pessoas interessadas em tirar dúvidas ou entrar em contato diretamente, por meio do próprio veículo da organização na internet.
• Os materiais de comunicação da organização informam como ela se financia e deixam claro como as pessoas podem fazer doações.
Explicação: Estudar se a organização comunica para a sociedade que ela se financia por meio de doações, a partir dos seus próprios materiais institucionais.
Algumas ONGs podem pensar que determinados critérios não fazem parte da sua realidade e desconsiderar as recomendações acima. No entanto, se quiser manter a sustentabilidade financeira, atrair voluntários e doadores e ter um mínimo de estrutura para concorrer em editais, tenha pelo menos alguns desses critérios como orientação para profissionalizar sua ONG e não ficar para trás.
Recomendamos, também, a leitura completa dos 52 critérios do Padrão de Gestão, Transparência e Doação, feito cuidadosamente pelo Instituto Doar.
Ficou com alguma dúvida e quer saber como iniciar um planejamento de comunicação na sua ONG? Entre em contato aqui e tenha resultados significativos para sua ONG!
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