quinta-feira, 27 de junho de 2024

Critérios para doar: como a comunicação pode influenciar na doação de recursos para ONGs




No universo das ONGs, sabemos como é difícil conseguir parcerias que façam doações, principalmente financeiras. E quando essas parcerias são realizadas, mais difícil ainda é mantê-las.

Porém, você sabe quais são os critérios que esses doadores priorizam no momento de fazer uma doação? Sabem quais são as barreiras que eles encontram no momento de doar? E o que a Comunicação tem a ver com tudo isso?

Então, continue a leitura e confira agora mesmo!

De acordo com o Censo do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife) 2022-2023, os critérios mais relevantes que as organizações consideraram para apoiar ONGs, em 2022, foram “confiabilidade e transparência da OSC ou de suas lideranças” (75%); “conhecimento e expertise dos temas e causas” (64%); “alinhamento de valores/visão de futuro” (63%); e “capacidade de gestão” (63%) - esses últimos empatados em terceiro lugar.

Ainda segundo o Censo Gife, as principais dificuldades apontadas pelas organizações para apoiar uma OSC são “dificuldade de monitorar e avaliar iniciativas” (50%) e “fragilidade na gestão/baixa capacidade das OSCs que buscam apoio” (47%). “Dificuldade de estabelecer relações de confiança e boa comunicação com as OSC/dificuldade de encontrar OSCs confiáveis e transparentes” representa 11%.

Entre os doadores individuais, a Pesquisa Doação Brasil 2022 aponta que a decisão de doar é planejada, racional e cada vez menos impulsiva e emocional. A grande maioria dos doadores diz que escolhe com cuidado a causa para doar (84%) e busca informações sobre as instituições antes de concretizar a doação (78%). Além disso, 69% costumam doar sempre para as mesmas instituições ano após ano, revelando o nível de confiança que o doador tem na ONG.

Como já apresentamos aqui, em publicações anteriores, a Comunicação deve contribuir para gerar e fortalecer relacionamentos, propor legitimidade e credibilidade às ações realizadas pela ONG, que deve prestar contas à equipe interna, voluntários, doadores, comunidade e outros parceiros. A Comunicação deve ir além da visibilidade com transparência e ética.

Leia também: Missão, visão e valores: o que são e qual sua importância para o planejamento de comunicação das ONGs?

10 motivos para comunicar sua ONG

Dimensões da comunicação para o terceiro setor

Mas você pode estar se perguntando, “na minha ONG tem um setor ou uma equipe de Comunicação e, mesmo assim, não consigo parcerias que gerem recursos financeiros”. Na pesquisa Perfil Abong 2021-2022, 38% das OSCs possuem assessoria de comunicação interna, 8% possuem assessoria de comunicação externa e 29% não possuem nenhuma estrutura de comunicação.

A pesquisa, no entanto, não verifica quais propósitos têm sido buscados com o uso das estratégias de comunicação (por exemplo, se buscam disseminar informações, promover engajamento ou gerar determinadas respostas e ações).

Assim, é importante que as ONGs que possuem uma estrutura de comunicação passem a utilizá-la para trabalhar o conhecimento, a confiabilidade, o alinhamento de valores/visão e a capacidade de gestão, além da transparência e do relacionamento.

A Pesquisa Doação Brasil 2022 mostra que o convívio social nas igrejas e comunidades podem influenciar o doador (33%), assim como a família, vizinhos e amigos (31%). Pedidos de doação recebidos diretamente na rua, por telefone ou por e-mail (31%) e influenciadores digitais ou perfis que acompanham nas redes sociais (17%), aparecem na terceira e quarta posição, respectivamente. Campanhas, anúncios ou programas na TV, rádio, revistas, representam 13% dos estímulos que mais influenciam na doação.

Então, será que sua ONG está usando sabiamente a estrutura de comunicação que tem?

Vale relembrar aqui, os critérios do “Padrão de Gestão, Transparência e Doação”, do Instituto Doar, com foco em Comunicação:

  • ter uma empresa de comunicação contratada, prestando serviços mensais, ou equipe interna atuando na área - contratada ou voluntária;
  • ter um plano de comunicação vigente para, pelo menos, o ano corrente;
  • possuir um orçamento anual para a área/despesas de comunicação;
  • manter contas nas principais mídias sociais da internet e postar publicações em suas mídias sociais, com periodicidade mínima definida;
  • possuir uma lista de e-mails para envio de um boletim informativo com periodicidade mínima definida;
  • contar com campo, em sua página na internet, para pessoas interessadas que queiram receber informativos cadastrarem seus e-mails;
  • ter um site que termine com ".org.br";
  • ter um formulário para contato no site para envio de mensagem direta;
  • ter materiais de comunicação da organização que informem como ela se financia e deixam claro como as pessoas podem fazer doações.

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E caso precise de ajuda para sua equipe de comunicação, podemos realizar uma palestra ou treinamento interno juntos. É só chamar!    






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