domingo, 20 de setembro de 2020

Jornal virtual da favela completa 6 anos




Banner digital comemorativo pelos 6 anos do PPG Informativo

Um jornal comunitário de prestígio informa, mobiliza e estabelece uma verdadeira conexão entre a comunidade, incentivando debates sobre os problemas sociais para que as pessoas busquem soluções para essas causas. Em seus 6 anos de existência, o PPG Informativo, o jornal virtual dos morros Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, vem cumprindo com esse papel ao pé da letra.

“Este ano estamos completando 6 anos de trabalho. A importância deste momento se dá justamente pela conexão entre o jornal e quem faz ele acontecer: os moradores. No último dia 15 de setembro, fizemos uma live, respondendo algumas questões, como quem faz parte da nossa equipe uma mulher preta lésbica, liderando um veículo de comunicação, desafios e conquistas. Foi a forma que a gente teve para comemorar esse aniversário da forma que a gente sempre trabalhou, virtualmente”, conta a idealizadora e fundadora do jornal Ana Muza, que morou no território por 27 anos e atuou como repórter no projeto da TV Globo de jornalismo, Parceiro RJ.

“Ser um jornal on-line desde o seu início trouxe para gente o que muitos estão fazendo ou tentando agora, estabilidade na rede social. Dentro da comunidade, somos referência de jornalismo. E isso é o que torna o jornal forte e sobrevivente”, destaca ao falar sobre a importância deste meio de comunicação comunitário.

Atualmente, Ana Muza, jornalista, social media e empreendedora, conta com a colaboração das voluntárias Larissa Montez (diretora comercial) e Thamila Magno (designer).


Larissa e Ana Muza

De acordo com a jornalista empreendedora, neste período de pandemia o número de seguidores triplicou mais do que em outros momentos. “Creio que a visibilidade da comunicação comunitária dentro do Pavão Pavãozinho e Cantagalo tomou essa proporção devido ao isolamento mesmo, onde moradores, estando em casa, precisavam estar por dentro com uma maior frequência do que estava acontecendo fora de suas casas”, avalia Ana. 

Ela ressalta, ainda, que “nossas notícias também garantiam que esses moradores ficassem por dentro não só dos acontecimentos do morro, mas do cenário atual do mundo”, reforçando o papel social do PPG Informativo.

No entanto, mesmo com esse aumento de seguidores, por ser uma mídia comunitária que sobrevive de publicidade, o histórico de anunciantes diminuiu consideravelmente. “Essa foi a mudança mais drástica que passamos. Somente agora que estão retornando”, conta Ana.


Informativo de credibilidade nos morros Pavão-Pavãozinho e Cantagalo

“Importante dizer, também, que mesmo nosso catálogo de anunciantes terem caído, participamos de frentes de doações de cestas básicas e criamos a nossa própria campanha que é a arrecadação de absorventes para as mulheres chefes de família que perderam seus empregos. Obviamente que no boom da doença (embora tenhamos a certeza que ela não acabou), a gente chegou a ajudar cerca de mil mulheres ou até mais devido em uma casa ter no mínimo duas mulheres na fase adulta. Agora, nossa campanha está literalmente parada e muitas pessoas entram em contato querendo saber sobre cesta básica, cesta de higiene, absorvente e fraldas. Que era tudo que a gente conseguia doar por semana para cem famílias”, descreve Ana, quando perguntada sobre a importância do PPG Informativo no atendimento às comunidades que fossem além da informação.

Como novidade para estes 6 anos, o PPG Informativo trás este ano um filtro no Instagram, onde qualquer pessoa pode salvar em sua câmera o efeito e ajudar na visibilidade da página.

Conheça mais nos links abaixo e apoie esta iniciativa de comunicação empreendedora.

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