![]() |
Arquivo pessoal |
Atualmente trabalhando em casa, em Humaitá, no Rio de Janeiro, aceitou o convite para nos conceder essa entrevista para falar sobre o impacto da pandemia no trabalho dos comunicadores em iniciativas sociais, sob o seu ponto de vista.
Gecom: Conte um pouco sobre seus trabalhos de Comunicação nas ONGs e outras iniciativas sociais.
Julia Guarilha: Minha formação é em comunicação social e trabalhei muito tempo na área empresarial, em assessoria de comunicação e atendimento a clientes. Após minha aposentadoria, me atualizei em mídia-educação e fui ser voluntária numa pequena ONG fundada por amigos (Comitê Elos da Cidadania), que atua em projetos de geração de renda, educação e cultura. Através dessa ONG, cheguei ao movimento de bibliotecas comunitárias e passei a colaborar, sempre na área de minha formação profissional.
Gecom: O que mudou em sua forma de trabalhar com a pandemia?
Julia Guarilha: Particularmente, do ponto de vista das ferramentas de trabalho, mudou pouco, pois já atuava de forma remota. A comunicação da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) se dá através da internet, onde se "encontra" a equipe formada de pessoas de várias partes do país. O que mudou foi todo o contexto sobre o tema do trabalho, com bibliotecas fechadas e todo o planejamento sem sentido, fora o impacto nas pessoas, no emocional e na disponibilidade para o trabalho.
![]() |
Arquivo pessoal |
Gecom: De uma forma geral, como você avalia o novo momento da Comunicação das ONGs nesse cenário de pandemia?
Julia Guarilha: A transferência de quase todas as atividades para o espaço virtual traz o desafio de conhecer melhor as inúmeras possibilidades da comunicação à distância e do mundo das redes sociais. São muitas novidades e caminhos diferentes para trilhar, permitindo uma comunicação melhor direcionada aos diversos públicos de uma organização social: pessoas atendidas pelos projetos, colaboradores, voluntários, parceiros, pares, comunidade etc. Então, é preciso estudar, conhecer, se informar. As bases da comunicação não mudaram muito, precisa ter foco, saber o que dizer e para quem dizer, mas houve uma revolução na forma de como dizer.
Gecom: Muito antes da pandemia, a comunicação já vivia uma mudança, assim como os comunicadores, em especial os jornalistas, principalmente no uso das mídias sociais. Em sua opinião, com a pandemia, a mudança permanece a mesma ou tem algo novo que ainda os jornalistas e comunicadores terão que aprender? E o que você aconselha aos mais novos e os tradicionais a fazerem durante e após a pandemia passar?
Julia Guarilha: Os profissionais de comunicação foram deslocados de sua função inicial com a "concorrência" de tanta gente filmando, fotografando, escrevendo, postando. Isso não é ruim. Precisa descer do pedestal, ampliar a visão, entender melhor o que acontece. A massificação e o ritmo frenético da internet também geram superficialidades. É nessa área que é possível se diferenciar. A simplificação, a falta de pesquisa, a eliminação do contraditório são mortais para um bom profissional de comunicação em qualquer área em que atue. Então, pesquise, informe-se, pergunte, desconfie.
E tem que estudar, conhecer novas experiências, trocar ideias com quem está mergulhado nesse mundo. Embora seja um campo novo, há pesquisas sobre a dinâmica das novas tecnologias e muita gente pensando e discutindo esse tema. A pandemia ampliou o acesso à informação, tem live para todos os gostos e assuntos. Antes você precisava se inscrever e ficar fisicamente a postos, agora é só se organizar para assistir on-line ou depois. Para não se perder, é bom respirar fundo e se organizar, escolher os temas que mais lhe interessam e fazer uma agenda de aprendizagens. Isso é essencial: estar aberto a aprender e não só do que vem da academia. Há muita gente que nunca pisou numa faculdade de comunicação e tem muito a dizer sobre esse tema. Então, o profissional de comunicação hoje é mais exigido e tem mais responsabilidades. E isso só valoriza a profissão.
Então, gostaram? Compartilhe experiências como a Julia Guarilha fez aqui com a gente, amplie conhecimentos seguindo nossas redes sociais e mensalmente em nosso blog.