sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Como a Comunicação contribui para iniciativas sociais com projetos de educação

Acervo pessoal

Desenvolver o potencial criativo das crianças e adolescentes periféricos através da produção audiovisual como forma de expressão e comunicação, aproximando-os também da linguagem artística do cinema. Com isso, contribuir para uma formação cultural mais ampla e novas possibilidades de escolhas profissionais no futuro.

Esse é o objetivo da oficina de audiovisual da ONG Educar+, no Complexo do Chapadão, em Anchieta, que tem como missão expandir a perspectiva de mundo de crianças e adolescentes através da educação e da cultura, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento social e humano.

E como a Comunicação se relaciona com a educação e pode contribuir para essa e outras iniciativas sociais com o mesmo objetivo?

Para responder a essa pergunta, entrevistamos Vitória Toledo, voluntária da equipe de Comunicação da Educar+, com formação em comunicação social, com habilitação em Rádio e TV, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Gecom: Conte um pouco sobre sua trajetória e como passou a fazer parte da equipe de Comunicação da Educar+.

Vitória Toledo: Eu tenho formação em comunicação social com foco em audiovisual, mas sempre trabalhei com mídias sociais. Estou habituada com gerenciamento de mídias, trabalhei muito tempo com marketing digital, então era algo que já tinha experiência. Também já tinha experiência com trabalho voluntário em ONG, na minha cidade natal, em São Sebastião do Paraíso, no interior de Minas Gerais, que também é uma ONG de educação infantil onde as crianças passam o tempo extra além da escola em um ambiente onde desenvolvem outras habilidades atreladas à educação. Uma ONG que tem aulas de idiomas, dança, música, e eu fui voluntária como professora de ballet, para uma turma de criança. Então, eu já tinha essa experiência de voluntariado. E aí, o Educar+ surgiu pra mim, no início da pandemia de 2020, através das redes sociais. Uma pessoa que eu tinha contato no Rio de Janeiro estava divulgando um projeto social que a prima dela fazia parte e que estavam precisando de voluntários. Eles estavam procurando voluntários de diversas áreas, tinham um projeto de audiovisual com as crianças, então eu fiquei interessada. Mandei uma mensagem para as pessoas responsáveis pra saber o que eu poderia ajudar, já que eu tenho essa formação em audiovisual, esse conhecimento. Como as atividades presenciais estavam paralisadas, e eu morava no interior de Minas Gerais e a ONG fica no Rio de Janeiro, eu teria que ajudar de forma remota. E foi aí que surgiu o convite para ajudar na equipe de Comunicação, que era pra ajudar justamente nas redes sociais do projeto, que é por onde consegue captar recursos, doações. É uma parte importante do funcionamento da ONG. Então, como era algo possível para ambos os lados, eu passei a fazer parte da equipe de Comunicação, uma equipe formada 100% de voluntários.

Divulgação



Gecom: Como a Comunicação contribui com as ações da ONG Educar+?

Vitória Toledo: Os canais, as mídias sociais do Educar+ são muito importantes para a ONG. É onde a gente, primeiro, divulga o trabalho, tudo o que é feito. É uma forma de documentar, de prestar contas com aquelas pessoas que se comprometem. São voluntários doando, seja dinheiro, seja cestas, seja de qualquer outra forma. As mídias do Educar+ são, também, uma forma de captar mais voluntários, mais doadores. Então, a partir do momento em que a gente mostra pro mundo tudo o que é feito no Educar+, como a proposta é interessante, que ela tem um impacto social grande na comunidade, isso acaba atraindo as pessoas. Então, as pessoas se identificam com a causa, se identificam com o projeto e com isso a gente acaba crescendo a nossa comunidade de voluntários, de pessoas que ajudam de diversas formas. A comunicação é uma forma de manter o contato mais próximo com as pessoas que se identificam com causas sociais, como a nossa, e gera uma rede de apoio grande. Uma rede de apoio que continua crescendo. Por isso, a gente continua sempre abastecendo as nossas redes.
Isso acaba gerando uma rede de conexões, também, com outros projetos, outras ONGs, outros tipos de parcerias. A gente documenta, fala um pouco sobre a gente, mostra os trabalhos que são realizados e isso começa a atrair pessoas parecidas, projetos parecidos, parcerias. Então, é muito importante tanto para a manutenção do projeto quanto para o seu crescimento.
Eu acho que a área de comunicação consegue manter um projeto sendo visto pelas pessoas. A partir do momento em que ele é visto, ele consegue se manter, consegue crescer sua rede de apoio, que é essencial para a manutenção de suas atividades.

Acervo pessoal



Gecom: Fale um pouco dos projetos que a Educar+ desenvolve com seu público que envolve o uso das ferramentas de comunicação.

Vitória Toledo: Eu acho importante ressaltar que o Educar+ é muito amplo. Ele tem muitas e diferentes atividades que desenvolvem potencial humano, social, crítico, das crianças e adolescentes. Então, tem desde oficinas de alfabetização, incentivo à leitura, oficinas de arte, aulas de capoeira e tem, também, o projeto de audiovisual, em parceria com o Cinelab, que utiliza ferramentas de comunicação de forma mais direta para ensinar as crianças. Nessas oficinas de audiovisual, as crianças acabam descobrindo essa ferramenta de expressão e de comunicação e acabam descobrindo seu potencial criativo. Descobrem uma nova forma de linguagem. Além disso, ampliam seu conhecimento, sua formação cultural, ampliam as possibilidades de escolhas profissionais, por exemplo. O que eu acho mais legal, que esse projeto audiovisual traz para as crianças, é a possibilidade de dar uma ferramenta em que elas possam ter pra contar a sua própria história. Elas podem ser donas de sua própria narrativa, a partir do momento em que elas começam a entender, a dominar as ferramentas. O audiovisual nada mais é do que um tipo de linguagem, uma ferramenta de comunicação. Através desse projeto desenvolvido, as crianças têm contato com esse novo mundo, com essa forma de linguagem e podem usar dela tanto pra mostrar a própria realidade quanto para mostrar a visão que elas têm do mundo. Ninguém melhor do que elas pra mostrar o que elas veem, o que elas vivem. É uma forma de incentivar o potencial criativo que existe nessas crianças e adolescentes. Incentivar a imaginação, a criação, o contar histórias. Isso é muito importante, mesmo.

Acervo pessoal



Gecom: O que você sugere para outras iniciativas sociais que pretendam desenvolver atividades de comunicação e educação para seu público?

Vitória Toledo: Possibilitar às crianças terem contato com uma ferramenta de comunicação específica, descobrirem uma nova forma de se expressar, de contar sua própria narrativa e, também, de desenvolverem suas potencialidades criativas, seu repertório cultural, entre outras coisas.
Cada iniciativa é muito única, tem um universo próprio, tem os seus objetivos, então, para cada iniciativa as coisas funcionam de uma forma. O que eu posso dizer é reforçar a importância da Comunicação pra tudo. Quanto mais e melhor a gente se comunicar, melhor é o mundo em que a gente vive, eu acho. Melhor as coisas podem funcionar.

Sobre a Educar+

A ONG Educar+ foi criada em 2017, com um pequeno acervo de livros em um espaço cedido, para oportunizar mudança de perspectiva de mundo de crianças e adolescentes do Complexo do Chapadão, em Anchieta.
Para possibilitar a formação de seres humanos dignos e cidadãos plenos, a ONG Educar+ se compromete em facilitar o acesso à educação de qualidade e incentivar o olhar sobre a sociedade, pautando as mudanças necessárias para construção de um mundo melhor.
A ONG desenvolve os projetos Game Nós.Juntos, LiteraMundo, Alfabetização, Audiovisual, Oficina de Arte e Capoeira.
Em 2021, atendeu em torno de 70 crianças e adolescentes, com os projetos em contraturno escolar; participou do Programa Axie, com 10 jovens maiores de 18 anos em parceria a Play4Change; 20 crianças e adolescentes, participaram da oficina de audiovisual, produzindo um curta-metragem, e, também, houve as inaugurações da sala de multimídia, com acesso à internet e da biblioteca comunitária Universo.

Quer aprender mais sobre Comunicação para sua ONG? Entre em contato com a gente e vamos trocar ideias!


  Siga no Instagram 

Acompanhe mais no Instagram @gecomterceirosetor


Curte lá no Facebook.com/gecomterceirosetor

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário