Banco de imagem/Gecom |
É comum as ONGs iniciarem suas atividades sem perceberem que realizam ações de comunicação, não entendendo sua importância e o seu papel estratégico.
Já se foi o tempo em que se pensava que comunicação era só produzir folheteria, criar um blog ou tentar emplacar alguma matéria nas mídias de massa. Esse pensamento, muito criticado, hoje se torna mais grave com as mídias sociais em que muitos pensam ser suficiente criar um perfil nelas e dizer que "faz comunicação".
Reduzir a comunicação aos exemplos citados ou "achar" que é responsabilidade dela somente de captar recursos, é pensar e agir em um tempo ultrapassado.
Gestores sociais e profissionais de comunicação atualizados já perceberam a importância que se deve ter com essa área.
A comunicação deixou de ser um simples processo e passou a ser uma das áreas, setores ou departamentos que trabalha com planejamento alinhado aos objetivos da ONG em que está inserida.
No livro, Comunicação e Marketing: Fazendo a diferença no dia-a-dia de organizações da sociedade civil, Sylvia Bojunga Meneghetti destaca
"Sem comunicação uma organização do terceiro setor não sensibiliza apoiadores para sua causa, não conquista voluntários, não capta recursos nem ganha visibilidade na mídia."
E para entender ainda mais sobre o porquê sua ONG deve comunicar, elencamos dez motivos para refletir e colocar em prática agora:
1. Imagem: Criar, projetar e consolidar a imagem institucional da ONG.
2. Captar recursos: Apoiar nas estratégias de captação de recursos financeiros, humanos, materiais e tecnológicos. Atrair parceiros.
3. Visibilidade: Dar visibilidade à causa defendida pela ONG e estabelecer um diálogo sobre determinado tema.
4. Relacionamento: Criar e manter conexões com seu público interno (equipe, voluntários…) e público externo (comunidade, parceiros…).
5. Informação: Compartilhar informações com a equipe, voluntários, parceiros, associados, doadores, comunidade, imprensa, etc.
6. Conhecimento: Trocar ideias e aprendizagens com outras organizações, associações, fundações e movimentos sociais.
7. Engajamento: Mobilizar, sensibilizar e envolver os principais atores da ONG junto à causa defendida por ela.
8. Transparência: Tornar disponível informações como Estatuto, prestação de contas e relatórios.
9. Políticas públicas: Sensibilizar políticos e sociedade, influenciando nas políticas públicas.
10. Prever crises: Elaborar e coordenar o plano de comunicação de prevenção de crise da ONG.
Então, que tal começar desde já e conversar com o Grupo de Comunicação para o Terceiro Setor?
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