|
Divulgação / Crédito: Isabela Leal |
O Dia das Boas Ações 2022 (DBA), organizado pela ONG Atados, no dia 29 de maio, no Parque Garota de Ipanema, marcou o reencontro presencial das ONGs e voluntários, após dois anos em que todos só se viam no ambiente online. Devido à pandemia, as duas edições anteriores foram realizadas em um formato diferente com ações que envolviam o combate à fome e atividades que mantivessem às ONGs e os coletivos conectados e engajados em sua luta social, criando a Semana Social, incentivando o voluntariado a distância, e o Criadores de Atos.
Na sétima edição do Dia das Boas Ações, ocorrida no Rio de Janeiro e São Paulo, 80 projetos socioambientais estiveram presentes para dar visibilidade aos seus trabalhos e causas defendidas, revitalizando suas energias e atraindo mais voluntários ou como diz o slogan da organização, "juntando gente boa".
O Gecom registrou os principais relatos dessas iniciativas que ocuparam o espaço Feira de Projetos Sociais sobre como foi estar de volta ao DBA ou qual foi a sensação de participar pela primeira vez do evento mundial do voluntariado.
Créditos das fotos: Isabela Leal @bela_leal
Sobre o Dia das Boas Ações
O Dia das Boas Ações - originalmente chamado de Good Deeds Day - é um movimento mundial de voluntariado que convoca cada pessoa a participar da transformação da sociedade. O objetivo é despertar e mobilizar pessoas para causas sociais, divulgar formas de se engajar e participar ativamente da sociedade, e divulgar os trabalhos sérios realizados pelas organizações da sociedade civil. O Dia das Boas Ações foi criado em 2007 pela empresária e filantropa, Shari Arison, e lançado e organizado pela ONG Ruach Tova, uma parte da The Ted Arison Family Foundation, o braço filantrópico do Grupo Arison. Desde o seu lançamento, esta tradição anual do bem cresceu de 7.000 participantes em 2007, em Israel, para quase 1 milhão em 2015. Ao se tornar global em 2011 com 10 cidades internacionais, incluindo muitas nos EUA, o Dia das Boas Ações começou a unir pessoas em todo o mundo. Em 2012, alcançou a Europa e junto com a MTV Global realizaram uma campanha de seis semanas em suas plataformas online e televisivas, expondo a mensagem a 24 milhões de pessoas ao redor do mundo.
Em 2019, o Dia das Boas Ações mobilizou 3.900.000 participantes de 108 países, que participaram de 20.000 projetos, com um total de 7,8 milhões de horas de serviço.
No Brasil, o evento é organizado pela ONG Atados desde 2016, incentivando a atuação civil e a profissionalização do terceiro setor.
Sobre o Atados
O Atados é uma ONG que tem o objetivo de mobilizar pessoas e gerar transformações positivas na sociedade, através das seguintes frentes: plataforma digital gratuita de voluntariado, projetos empresariais, projetos sociais autorais e fortalecimento de rede no Terceiro Setor, promovendo encontros, capacitações, projetos e geração de conteúdo. Possui mais de 3.500 ONGs e coletivos cadastrados. Junto a empresas, desenvolve projetos de impacto social, voluntariado, consultoria e mapeamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário