quarta-feira, 16 de maio de 2018

Voluntários realizam terceira edição do Dia das Boas Ações na Quinta da Boa Vista




Nem mesmo a forte chuva e o clima frio impediram que a terceira edição do Dia das Boas Ações (DBA), ocorrido no dia 15 de abril, fosse realizada com ânimo, força de vontade e solidariedade entre os voluntários de diversas iniciativas sociais, que estiveram presente na Quinta da Boa Vista, parque municipal da Zona Norte do Rio.

O evento é organizado pela ONG Atados, plataforma que conecta pessoas que buscam trabalho voluntário com organizações sociais por meio de oportunidades claras de engajamento social.

Confira as edições anteriores 2016 e 2017.

Nesta edição, o Gecom perguntou às instituições que estiveram na tenda principal do DBA 2018: “O que representa o trabalho voluntário para o terceiro setor?”. Confira cada resposta e vivencie essa experiência.

Afinal, agir pelo próximo faz bem! 

Juliana Lemos, voluntária - Litro de Luz

"Trabalho voluntário é ter a noção de que o nosso mundo não tá perfeito e que se doando um pouquinho podemos chegar a um caminho melhor."




Sobre Litro de Luz: Organização não-governamental internacional que leva luz até moradores de comunidades locais que não possuem acesso à energia elétrica ou que vivem sem luz em suas casas. Utilizam uma tecnologia simples, econômica e ecologicamente sustentável, composta por garrafas plásticas, painéis solares e lâmpadas LED.






Janette Lorvik, coordenadora de comunicação e projetos - Dream Learn Work

"O trabalho voluntário é muito importante. O terceiro setor não tem muito dinheiro. Principalmente agora, numa crise financeira, a gente precisa de mão de obra gratuita, e se as pessoas se oferecem voluntariamente, a gente consegue cobrir uma demanda em que não temos condição financeira."




Sobre Dream Learn Work: Foi criada por representantes de empresas norueguesas que se uniram para desenvolver um programa social, abordando a falta de mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, criando impacto social ao mudar a vida dos jovens para melhor. Seu objetivo é dar aos jovens a oportunidade de criar um futuro melhor por meio da educação e do trabalho.





Rita de Cássia, orientadora de artesanatos – Solar Bezerra de Menezes


"A gente sempre acha que uma doação do nosso tempo vai fazer um bem ao outro, só que é o contrário. O retorno é bem maior. Agrega muito mais coisa à nossa vida e à nossa alma. É fundamental. É aquela história, uma vez que o bichinho do voluntariado mordeu, já era. Você sempre vai querer ser voluntariado, porque não tem como você viver sem doar seu tempo. O retorno é muito mais em amor. Você sente-se útil. É incrível."




Sobre Solar Bezerra de Menezes: Associação civil e jurídica, sem fins lucrativos, de caráter beneficente e religioso, constituída com a finalidade de promover assistência social à infância e apoio ao grupo familiar. Oferece às comunidades populares de São Cristóvão e adjacências, programas, projetos e serviços socioassistenciais diversos, ministrados por uma equipe multidisciplinar, visando a sua completa integração na sociedade.





Lucas Prates, presidente – Projeto Social Família 18

"É muito importante o trabalho voluntário, porque muitas organizações sociais, assim como a nossa, não têm um patrocínio ou apoio governamental. A gente recebe muito apoio de pessoas físicas. Ter voluntário que possa estar disponibilizando sua técnica e seu tempo pra gente é fundamental."




Sobre Projeto Social Família 18: Projeto social que atende às famílias em vulnerabilidade social do Complexo do 18 com trabalhos de artesanato, ações de conscientização ambiental, saúde preventiva, mediação de escolas e justiça junto ao Cras e ao Conselho Tutelar. Busca atender às famílias em seu sentido completo.





Elisângela Almeida, coordenadora e idealizadora do projeto social – Horta Inteligente

"O trabalho voluntário é de extrema importância. Quando o voluntário doa o seu tempo para os projetos do terceiro setor, além de ajudar o próximo, ele faz um bem pra si mesmo, por causa das ações que faz e tira um tempinho para ajudar."




Sobre Horta Inteligente: Projeto educacional que estimula a conexão das crianças e jovens com a natureza. Atua pela integração da comunidade da Providência com ações de conscientização ambiental e mobilização comunitária com atividades na rede municipal de ensino, oficinas de plantio, palestras e mutirões. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida na cidade do Rio de Janeiro através da criação de hortas e do cultivo de alimentos, disseminando espaços de partilha e práticas para a autonomia.





Beatriz Duhou, auxiliar administrativa de apadrinhamento – Obra Social Dona Meca

"A gente conta com o trabalho voluntário para nos ajudar e, também, com a doação de pessoas físicas. Então, o trabalho voluntário para a gente faz toda a diferença."




Sobre Obra Social Dona Meca: Instituição que trabalha a habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência de forma gratuita. Dispõe de dois abrigos: a Casa Lar Dona Meca, que atende crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 16 anos, com deficiência; e a Casa Lar Balthazar, que atende crianças de 0 a 6 anos, sem deficiência, em situação de risco pessoal e social, encaminhadas à instituição pela Vara da Infância e da Juventude.





Wellington Basilio, voluntário – Instituto Ronald McDonald

"É um trabalho muito gratificante. Mudou minha vida, meu pensamento. Você passa a ter uma visão muito maior do mundo, do próximo. Porque a melhor coisa que o ser humano pode fazer é ajudar."




Sobre Instituto Ronald McDonald: Promove a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer. Desenvolve e coordena programas que possibilitam o diagnóstico precoce, o encaminhamento adequado, o acolhimento e o atendimento integral de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares.





Márcia – Oito Vidas: Associação Protetora dos Animais

"O terceiro setor sem trabalho voluntário não funciona, não existe."




Sobre Oito Vidas: A instituição procura conscientizar a população quanto ao papel dos animais numa comunidade, buscando sensibilizar e reforçar os laços de união entre os humanos e esses animais (na maioria gatos), como os seus direitos, cuidados, importância da esterilização e muito mais. O nome Oito Vidas nasceu do desejo de dar uma vida nova para gatos em situação de abandono ou de risco. A inspiração veio das sete vidas que têm os gatinhos, segundo a lenda. Os gatos que recebem uma nova chance de recomeçar utilizam a sua oitava vida.







Willian Ribeiro, presidente – Casa de Apoio Fraterno Ponto do Bem

"O trabalho voluntariado é muito grande, porque na verdade só na ação do bem é que conseguiremos mudar alguma coisa.  Mudar primeiro internamente, o nosso interior e exteriorizar esse sentimento mais nobre, sentimento altruísta, despertar as virtudes. Consequentemente auxiliando, ajudando as pessoas que se encontram em maior necessidade."




Sobre Casa de Apoio Fraterno Ponto do Bem: Instituição que reúne pessoas voluntariamente para fazer trabalhos e atendimentos de apoio fraterno, trabalhos úteis. Atende abrigos, asilos, pessoas em situação de rua, famílias carentes. O objetivo do grupo é estar junto em um movimento de ação do bem.





Bianca Rodrigues, analista de comunicação – INCAvoluntário

"O trabalho voluntário no terceiro setor é fundamental e vem no caminho de suprir necessidades dando auxílio, tempo, atenção, um ombro amigo. O INCAvoluntário veio para cobrir esse lado humano. Os pacientes dizem para gente que o profissional tá lá, dando apoio e atenção. Dentro do Inca o paciente tem tudo isso e muito carinho."




Sobre INCAvoluntário: O Instituto recruta e seleciona voluntários a serem treinados por uma equipe multidisciplinar de profissionais do Inca para oferecer uma melhor assistência aos seus usuários. O objetivo é possibilitar uma opção aos pacientes que muitas vezes precisam parar de trabalhar em função de tratamentos longos da doença (câncer) ou de alguma incapacidade física. Realiza mensalmente ações culturais e de lazer para proporcionar momentos de entretenimento aos usuários.





Nill Santos, presidente – Associação de Mulheres de Atitude com Compromisso Social (Amac)

"O terceiro setor, infelizmente, no Brasil não é acolhido pelo governo. Então, a maioria das instituições só sobrevive com voluntariado. Sem voluntário, é impossível o terceiro setor continuar a fazer um papel que deveria ser em parceria com o Poder Público."




Sobre Amac: A Associação realiza ações em defesa dos direitos da mulher vítima de violência doméstica. Promove o debate sobre os direitos da mulher nas comunidades, realiza ações de resgate da autoestima, organiza rodas de conversas nas comunidades a fim de levar informações e orientar essas mulheres onde conseguir ajuda, pois muitas mulheres não têm acesso à rede de atendimento e desconhecem seus direitos.





Ana Lúcia, coordenadora – Programa Social Visão do Bem

"Hoje o voluntariado é o que move economicamente e socialmente. É o que nos faz avançar. É o que nos faz crescer. Se for depender do Poder Público...!"




Sobre Programa Social Visão do Bem: Rede solidária de empreendedores sociais que ajudam o acesso à correção visual da população que precisa de óculos de qualidade e baixo custo.





Oswaldo Luiz Corrêa, voluntário – Saúde Criança Ilha

"O voluntariado pra mim é importante para ajudar a quem precisa. Quando estava para me aposentar, eu já tinha essa ideia e, assim que me aposentei, fui até o Saúde Criança Ilha para poder me juntar a eles com esse trabalho voluntariado. Estou muito feliz."




Sobre Saúde Criança Ilha: É uma organização social que trabalha na reestruturação das famílias de crianças com fissura labiopalatina e em risco social, compreendendo saúde de forma integrada e como instrumento de inclusão social. Oferece atendimento multidisciplinar para as famílias por um período médio de dois anos com orientações nas áreas de saúde, educação, geração de renda, moradia e cidadania. A instituição faz parte da Franquia Social Saúde Criança.





Mariana, voluntária - Smile Train

"Para o terceiro setor precisamos de voluntários sempre. É fundamental. Fazer boas ações fortalece cada vez mais esse setor."




Sobre Smile Train: É uma instituição internacional sem fins lucrativos que oferece tratamento para crianças com fissura labiopalatal, conhecida como lábio leporino e fissura de palato. A Smile Train oferece um suporte contínuo aos médicos locais e sua equipe para que estejam aptos a realizar o tratamento da fissura e  para que as crianças possam receber, em um local próximo a sua comunidade, um atendimento de alta qualidade.






Luiz Henrique Ferraz, voluntário e instrutor - Arte de Viver

"O trabalho voluntário é fundamental, porque é uma iniciativa popular, da sociedade, das pessoas que se sentem chamadas em apoiar o próximo sem receber nada em troca. Apenas pelo próprio espírito de ajudar, de apoiar realmente, de fazer algo melhor para o nosso mundo e para a nossa sociedade. É incrível a união desses projetos aqui no DBA."





Sobre Arte de Viver: Organização humanitária e educacional, sem fins lucrativos, engajada em iniciativas de controle do estresse e serviços sociais. A organização acredita que só é possível construir um mundo de paz com uma mente livre de estresse e uma sociedade livre de violência. Além dos programas de meditação, técnicas de respiração e yoga, seus projetos humanitários são: resolução de conflitos, alívio do trauma em grandes desastres, desenvolvimento rural sustentável, fortalecimento da mulher, reabilitação de detentos, educação para todos e sustentabilidade ambiental.






Ellen Guimarães Pimentel, gestora de sede - Teto

"O voluntário é o que vai fazer movimentar o terceiro setor e a conscientização da contribuição de todo mundo na transformação da nossa sociedade. Todo mundo se voluntariando para fazer a coisa acontecer e pra fazer a sociedade se transformar, e não achar que só o Poder Público tem essa responsabilidade, pode fazer acontecer algo diferente."




Sobre Teto: É uma organização presente na América Latina e Caribe, que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas, através da ação conjunta entre moradores de assentamentos precários e jovens voluntários. A Teto tem a convicção de que a pobreza pode ser superada definitivamente se a sociedade reconhecer que este é um problema prioritário e trabalhar ativamente para resolvê-lo.



Conheça: www.teto.org.br



Maria Consuelo, pedagoga – Movimento de Mulheres de Apoio Humanitário (MMAH)

"O nosso trabalho voluntário é de apoio à família desde a criança até o idoso. O Projeto Leitores, por exemplo, tem o objetivo de empoderar a criança também para que ela tenha vez, voz e leia o mundo. Muita das vezes a escola não está fazendo essa parte. E nós buscamos pelo voluntariado trabalhar valores e o conhecimento para proteger a criança e, com isso, nós alcançamos a família também."




Sobre MMAH: O projeto começou suas atividades na favela do Vidigal em 1994 com um grupo de mulheres em sua maioria com filhos pequenos. O grupo ativou um espaço abandonado e ali construiu uma creche comunitária. Hoje, estão com o Projeto Leitores do Futuro em três comunidades: Vidigal, Vila da Penha e Asa Branca (Curicica). Seu objetivo é empoderar mulheres socialmente excluídas.





Juliana Castro, coordenadora de parcerias – Sonhar Acordado

"Transforma a vida de pessoas. Transforma a vida de quem faz o trabalho voluntário e de quem recebe este benefício. Por isso que a gente considera tão importante esse trabalho como um benefício para a comunidade, para a criança. O voluntariando engrandece o ser humano como um todo. É rico em diversos aspectos."




Sobre Sonhar Acordado: Organização internacional, sem fins lucrativos, formada por um grupo de jovens que buscam dar o melhor de si para alcançar o desenvolvimento da sociedade por meio de ações positivas. O projeto tem o objetivo de agregar pessoas dispostas a fazer o bem, criar elos de responsabilidade social e ajudar na formação e no desenvolvimento da sociedade. Dedica-se a realizar sonhos e transformar vidas por meio de uma relação de amizade com o jovem voluntário, atuando junto a instituições, orfanatos, casas de apoio e hospitais. Possui seis projetos: Sonhando Juntos, Amigos Para Sempre, Preparando Para o Futuro, Superação, Contando Sonhos e Grandes Festas.


 


Leonardo Mandu, relações institucionais – Escoteiros do Brasil

"O voluntariado por mais motivado do que uma recompensa financeira, vai atuar através de um ideal. Isso é o que a gente precisa hoje. Pessoas que atuem de forma diferenciada, mudando as estruturas que já estão estabelecidas, fazendo com que a gente consiga chegar aos objetivos das instituições. Envolver as pessoas que não conseguem ser envolvidas pela sociedade, dar luz aos projetos."




Sobre Escoteiros do Brasil: Única associação brasileira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, que oferece um ambiente de aprendizado, desenvolvimento, vida em equipe, incentivo à liderança, respeito ao próximo e às diferenças e cuidado com o meio ambiente. Crianças, adolescentes, jovens e adultos participam de maneira voluntária, promovendo a paz e contribuindo ativamente com a construção de um mundo melhor.





Gabriela Roque, voluntária – Associação Amor e Vida

"É importante para que todos tenham acesso a tudo: cultura, educação, lazer e esporte. E criança tem que brincar, como é o que a gente tá fazendo aqui."




Sobre Associação Amor e Vida: A Associação possui quatro abrigos para idosos e um projeto social que atende crianças em situação de risco na comunidade de Santa Cruz. Promove o desenvolvimento sociocultural, reforço escolar, alimentação, recreação, atendimento psicológico e nutricional.





Rosa Maria – Associação Vida no Crescimento e na Solidariedade (Avicres)

"O voluntariado traz uma grande oportunidade e abre um grande leque para desenvolvermos melhor o nosso trabalho, colaborando com os setores a lhe dar com os nossos projetos."




Sobre Avicres: A associação acolhe, protege e assiste crianças, adolescentes, famílias, adultos e idosos excluídos e menos favorecidos da Baixada Fluminense, acompanhando e estimulando o crescimento físico, mental, espiritual e social. Com base na Pedagogia Holística, a Avicres trabalha para que essas crianças e adolescentes tenham uma vida digna, longe das ruas e dos riscos sociais. Preserva a natureza e a cultura dos povos oprimidos.





Ana Carolina, gestora e idealizadora – Projeto Educar +

"É essencial. A gente iniciou com a Atados e já captamos mais de 230 voluntários que deixaram sua marca. O voluntariado é uma questão de troca. O voluntariado vai lá, recebe aquela energia, recebe aquele conhecimento e repassa para as pessoas que acha essencial. O voluntariado na vida das organizações é tudo."




Sobre Projeto Educar +: Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento social das crianças da comunidade de Anchieta, utilizando a educação, a partir de uma de suas principais vertentes, a leitura. O projeto visa, além de incentivar o hábito da leitura por meio de um acervo de livros infantis em ambiente interativo, aborda questões sobre cidadania, sustentabilidade e criatividade.





Lola Januzzi, voluntária – Juntos Somos Mais

"Eu acho que o mundo deveria viver desse jeito. Um vivendo em prol do outro. Seria menos guerra, sem um querendo ser melhor do que o outro. A partir do momento que você apresenta um trabalho a outra pessoa, ela já começa a sentir o amor que a gente sente e a ver o mundo de outra forma. Isso é maravilhoso."




Sobre Juntos Somos Mais: Projeto que reúne um grupo de amigos destinados a arrecadar donativos (roupas, calçados, alimentos, livros e brinquedos) para encaminhar às fundações de assistência, como orfanatos, abrigos, asilos, casas de recuperação e de repouso em Nova Iguaçu e municípios adjacentes.





Débora Bravo, líder de pessoas – Projeto Ruas

"Ele é tudo no terceiro setor, porque a gente depende totalmente do trabalho voluntário. Eu acho que além de ser uma atividade fantástica é o que move o nosso projeto. No caso do Ruas, e acho de qualquer outra ONG, o voluntariado é extremamente importante. É o máximo do nosso projeto."




Sobre Ruas: Tem como objetivo aproximar os residentes dos bairros com a população de rua de sua região. Por meio de workshops e treinamentos, capacita equipes formadas por residentes a promoverem, semanalmente, atividades em seu bairro com a construção de empatia, com dinâmicas de grupo que envolvem arte, cultura, tecnologia e informação. Articula estratégias entre a população em situação de rua com centros de reabilitação química, defensoria pública, cartórios para registro civil e promoção ativa de reencontros com familiares.





Isabelle Freitas, empreendedora social do Movimento de Inclusão Social Novo Horizonte

"Nessa atualidade que a gente tá vivendo, em um mundo tão cheio de maldade, a gente busca um pouco de bondade nas pessoas para um ajudar o outro, crescer forte e firme, empoderando cada um. Então, quando a gente se doa, a gente também está dando exemplo e outras pessoas percebem essa importância também."




Sobre Novo Horizonte: Fomenta o protagonismo juvenil e as ações transformadoras na comunidade Morro da Formiga, Tijuca, por parte das crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, com o apoio da rede social e o devido acesso às Políticas Públicas a que têm direito. Contribui para a melhoria da qualidade de vida dos sujeitos sociais, a melhoria do rendimento escolar e, consequentemente, com a redução da evasão escolar e repetência.





Thayana Leôncio, educadora social – Há Esperança

"Se cada um fizer a sua parte contribuindo com um todo, estaremos construindo um mundo melhor. Além de ser uma ajuda gratuita, é responsabilidade social."





Sobre Há Esperança: Projeto de apoio às comunidades de periferia da Baixada Fluminense. Atua na comunidade do Parque Analândia, São João de Meriti e Favelinha. Oferece aula de alfabetização e reforço escolar para crianças e adultos, acompanhamento de famílias em situação de risco social e grupos de convívio com as mulheres, visando o empoderamento feminino.


Conheça: http://haesperanca.org


Siga no Instagram 
Acompanhe mais no Instagram @gecomterceirosetor

Nenhum comentário:

Postar um comentário