quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O cenário da comunicação brasileira entre investidores e projetos sociais




A empresa de tecnologia em monitoramento de projetos sociais, PeaceLabs, divulgou o resultado da pesquisa sobre o cenário da comunicação brasileira entre investidores e projetos sociais, realizada em novembro de 2017. A pesquisa contou com as parcerias da Agência de Marketing com Impacto Social Nossa Causa e o Instituto Legado de Empreendedorismo Social. Ela foi realizada com 215 organizações sociais brasileiras para entender como elas se relacionam com seus investidores.


Segundo a pesquisa, o nível de satisfação dos investidores com os resultados que recebem das organizações da sociedade civil é de apenas 5%. Por outro lado, as organizações, 67%, acreditam que suas práticas atuais são suficientes para a comprovação de resultados.

De acordo com a pesquisa, 72% das organizações da sociedade civil acreditam que perderiam o investimento sem uma comunicação estruturada com seu investidor. Esse número comprova a importância que a comunicação tem no papel estratégico na fidelização de investidores.


No entanto, elas encontram dificuldades, diariamente, para manter esta relação, como manter um relacionamento em longo prazo com os financiadores (24,4%), definir indicadores (13,4%), acompanhar resultados em tempo real (12,6%), ter uma comunicação periódica estruturada com os financiadores (11%), gerar relatórios (9,4%), justificar o orçamento para os seus financiadores (7,9%) e coletar dados em campo (6,4%).



Ainda na mesma pesquisa, os documentos enviados pelas organizações como um canal de comunicação com o investidor são o orçamento do projeto (66%), seguido do relatório final do projeto (64,5%), prestação de contas financeira (63%) e da proposta de financiamento em Word/PDF (59%). A newsletter (18%) aparece em último lugar, atrás das provas de execução (30%), proposta de continuidade (31%), proposta de financiamento em formato slide (35%) e do clipping de notícias (36%). Isso não quer dizer que a newsletter é dispensável, mas que o material de comunicação que deve ser utilizado para fidelizar os investidores deve ser diferente.



Além disso, somente 37% das organizações dedicam até 1h por semana para comunicar-se com seu investidor, enquanto 40% tiveram investidores que descontinuaram o investimento. Esses números demonstram que a comunicação é essencial no relacionamento entre essas duas partes.

Com esta análise, ficam evidenciados os desafios da comunicação das organizações sociais.

Então, fiquem de olho neste blog para acompanhar as melhores práticas de comunicação no terceiro setor. Siga, também, pelo Instagram @gecomterceirosetor e acompanhe o nosso trabalho.

Acesse o link abaixo onde você terá acesso ao infográfico da pesquisa com mais informações.

Sobre o Peace Labs

Empresa de tecnologia em monitoramento de projetos sociais, que possibilita empresas, institutos ou fundações empresariais acompanharem de perto, e de maneira dinâmica, o resultado e impacto de cada um de seus projetos sociais.

Sua missão é ampliar a transparência e confiança entre projetos sociais e seus financiadores, para otimizar o impacto de cada recurso investido nestas soluções sociais.


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