Livro

 





Descrição

Identidade e Memória da Capoeira Angola trabalha a história da resistência ao sistema colonial escravista no Rio de Janeiro, por meio da ginga e da luta negra combinadas nas rodas de capoeira. Afirmando o protagonismo carioca nesse tipo de manifestação cultural, o livro traz uma reflexão sobre a importância dos movimentos sociais no combate às desigualdades sociais brasileiras e elenca o estado da arte da capoeira angola no Rio de Janeiro.

Adquira seu exemplar no site da editora Letra Capital


Sobre o autor

Charles Monteiro de Oliveira é pós-graduado em Responsabilidade Social e Terceiro Setor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2017, e tem formação em Comunicação Social, habilitação em jornalismo, pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), em 2009. Iniciou a capoeira angola no Centro Ypiranga de Pastinha, com mestre Manoel, em 1998, em Campos Elíseos, Duque de Caxias, onde reside. Anos depois, começou a dar aulas para crianças e adolescentes na mesma comunidade em que mora e, também, no Complexo da Maré, sede do Centro Ypiranga. Em 2013, passou a treinar com mestra Cris, no Grupo de Capoeira Angola Mocambo de Aruanda, onde é treinel. Atualmente, desenvolve estudos e trabalhos de assessoria de comunicação para iniciativas sociais de base comunitária, tendo iniciado no Complexo da Maré, com trabalhos em Duque de Caxias e outros cantos pela cidade do Rio de Janeiro.  

Bate papo com a Letra Capital Editora


Clique abaixo para assistir

2 comentários:

  1. Como complemento ao artigo contribuo afirmando que é exemplo de respeito à família e dedicação ao seu trabalho.

    Parabéns pelo lançamento, Charles. Que seja o primeiro de muitos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, querido Charles, por seu trabalho importante para a cultura brasileira e para a memória da arte da capoeira. Continue brilhando!

    ResponderExcluir