Na hora de pensar na estratégia de comunicação da ONG é preciso saber em qual formato, o meio e o veículo que serão usados para a transmissão de uma mensagem. Para ajudar nessa escolha, considere também o objetivo, o público e o orçamento da instituição. Mas o que são os canais, os meios e os veículos de comunicação?
Os canais de comunicação se referem à forma como a mensagem será transmitida ao público. Eles podem ser impressos, eletrônicos ou digitais.
Os meios de comunicação dizem respeito às ferramentas que serão utilizadas conforme o canal escolhido. Eles podem ser jornal, rádio, internet, por exemplo.
Os veículos de comunicação são as empresas responsáveis por divulgar as mensagens produzidas pelos meios. Eles podem ser, por exemplo, as emissoras de rádio e TV, as editoras de jornais e revistas ou os portais de notícias.
Ao iniciar o processo de escolha dos meios de comunicação, é preciso conhecer primeiro o público-alvo que a ONG deseja alcançar com determinada mensagem. A partir das informações desse público, é possível definir o canal mais adequado e a linguagem certa para elaborar uma mensagem eficaz. Após a escolha do canal, deve-se listar os meios de comunicação mais adequados de acordo com as características do público. A escolha do veículo vai depender do orçamento disponível, além dos objetivos da comunicação e do público a ser alcançado. Por isso, a escolha deve ser feita, também, considerando a causa que a ONG defende, além da importância, a credibilidade e os assuntos que interessam ao veículo. Assim, com as escolhas corretas do canal, meio e veículo, são grandes as chances de um plano de comunicação da ONG ser um sucesso.
Quer saber como colocar em prática o que você acabou de ler? Entre em contato e tenha resultados significativos para sua ONG!
Acompanhe no Facebook.com/gecomterceirosetor |