Quais são os desafios, o perfil profissional e as
estratégias de comunicação para o Terceiro Setor? A jornalista e especialista
em Comunicação Empresarial, Letícia Carpanez de Paiva descreve sobre a comunicação
estratégica no Terceiro Setor neste novo post, publicado originalmente no site http://comunifoco.com.br.
As organizações do Terceiro Setor têm ganhado cada vez mais destaque na
sociedade e espaço na mídia. Entretanto, têm seu poder de ação e de mobilização
limitados pela falta de uma estrutura de comunicação profissionalizada.
Este cenário começa a mudar, porque algumas entidades já perceberam a
necessidade da implantação de uma comunicação estratégica para estabelecerem
relações com seus diversos públicos, ganharem credibilidade e poderem se tornar
mais atuantes junto à sociedade. Do mesmo modo, crescem as discussões de que o
Terceiro Setor é um mercado promissor para os profissionais de comunicação. O
problema é saber se este profissional está preparado para esse nicho e quais
são os desafios enfrentados por ele.
Perfil do profissional
Os profissionais de comunicação que trabalham nessas organizações enfrentam
a falta de recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos de
comunicação e a falta de uma formação humanística que o permita entender o
outro. Com isso, é preciso que o comunicador seja aberto ao diálogo e use a
criatividade, faça experimentações, tenha motivação e um olhar atento para
perceber tendências, demandas e desenvolver um bom trabalho na organização para
a qual trabalha.
Com o desenvolvimento do Terceiro Setor, percebe-se a necessidade de uma
comunicação eficaz, pois esta é importante e garante a divulgação da organização
e do trabalho realizado por ela, consolida uma imagem junto à comunidade e cria
um relacionamento com seus diferentes públicos. Além disso, no caso das
organizações não-governamentais (ONGs) é uma forma de mobilizar as pessoas para
participarem de uma causa, bem como prestar contas de suas atividades,
demonstrando transparência e ética.
Comunicação mobilizadora
O envolvimento das pessoas que trabalham nas ONGs é muito importante para a
construção da identidade corporativa e de uma imagem. Afinal, uma imagem bem
trabalhada e difundida, pode atrair mais parcerias, voluntários, doações e, é
claro, credibilidade. Mas para isso, é preciso se voltar para o público interno
da instituição, perceber como esta é vista por seus funcionários e voluntários
e desenvolver um trabalho de conscientização junto a eles. Além da mobilização
interna, é preciso se levar em conta a relação com o público beneficiado,
doadores e parceiros da instituição para reforçar o vínculo e proporcionar a
continuidade das ações da ONG.
O próximo passo seria estabelecer uma relação profissional com a mídia,
gerando interesse público e atendendo aos veículos, de acordo com suas
características e prazos (imprensa, rádio, TV, Internet). Esse
relacionamento criado pelo comunicador pode fazer da ONG uma constante fonte em
sua área de atuação, sempre que for necessário divulgar fatos que interessem à
opinião pública ou quando houver debates de assunto polêmico.
Outro ponto importante é o uso da Internet, permitindo às organizações
formular estratégias, trocar experiências e lutar por mudanças sociais
concretas. Por isso, uma eficiente ferramenta é construção de um site da
organização, que deve ser mantido constantemente atualizado com notícias e que
contenha o histórico da instituição, sua missão e valores, parceiros e
prestações de contas e não se esquecer das mídias sociais que estão em alta e
podem ser um excelente canal para estreitar relações, mobilizar o público e
conseguir financiamento para a causa.
Há sempre diferentes maneiras de se pensar e fazer comunicação, mas o
profissional deve analisar o ambiente em que se encontra, sentir as tendências
e tentar novas ferramentas ou ações de comunicação, pois não há uma única forma
estabelecida para a comunicação no Terceiro Setor.
Letícia Carpanez de Paiva é jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de
Fora (UFJF) com especialização em Comunicação Empresarial (UFJF) e mestrado em
Ciências da Informação, comunicação e novas mídias pela Université de
Provence. Criadora e responsável pelo blog de comunicação empresarial e
mídias sociais Comunicanet www.comunicanet.wordpress.com.
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