Divulgar uma instituição. Fazê-la ser conhecida. Sair
do anonimato. Um trabalho estratégico que necessita de organização, dedicação
e empenho de uma equipe. Deve contar, especialmente, com a participação de um
comunicador.
Apesar das mídias sociais estarem em evidência, somente elas
não são suficientes. A divulgação, somente por este meio, já está se tornando
comum e não é mais nenhuma novidade (quantas ONGs você encontra nas redes
sociais com a mesma causa?). É preciso variar as estratégias e saber se
diferenciar para ser reconhecido. Tudo bem. Eu sei que não é fácil. Fazer o uso
corretamente de cada ferramenta de comunicação de forma criativa e articulada,
conforme as características de cada instituição, considerando cada tipo de
público, é saber utilizar a comunicação de forma estratégica.
Às vezes, não se tem recursos e nem pessoas dedicadas a essa
atividade, aí a divulgação vira um tiro no pé.
A divulgação da instituição é uma oportunidade de divulgar
os trabalhos e os projetos por ela oferecidos, além de potencializar
voluntários e outros apoiadores. Portanto, manter o local físico da instituição
sempre limpo e organizado (como uma casa bem arrumada) é fundamental. As
informações como missão, visão, objetivos, projetos e relatórios, também devem
ter atenção. Tendo esses cuidados, as fragilidades (e isso toda instituição
possui) serão menos evidenciadas. Atenção! Não quero dizer que elas serão
ignoradas, mas sim, que os aspectos positivos – organização e seriedade do
trabalho – serão mais destacados.
Quando se decide expor uma ONG, a partir de um plano
estratégico, é preciso motivar os integrantes de toda equipe, sem esquecer os
voluntários pontuais. São essas pessoas que vão expandir e ampliar a rede de
contatos. Para isso, elabore a estratégia de divulgação junto com elas. Afinal,
você precisa de pessoas e parceiros. Aproveite os canais de comunicação que serão trabalhados e,
se possível, explore-os bastante (e corretamente).
Faça um estudo bem detalhado dos propósitos da divulgação.
Quais são seus objetivos e se o momento permite esta exposição. Há casos em que
a ONG ainda está se organizando ou se reestruturando, então, como disse
anteriormente, a divulgação pode ser um tiro no pé.
A realização de eventos (como exposição de trabalhos,
mobilização de ativistas), apresentações (espetáculos de dança, música ou
teatro) com o apoio de uma descrição breve sobre a instituição, mutirões,
convites para uma visita à ONG, cartas ou e-mail de agradecimento à
participação de algum evento ou aos voluntários, são alguns dos meios que podem
ser mais explorados. Devidamente utilizados, trazem resultados significativos.
Assim, um comunicador estratégico (ou uma equipe
de comunicação), que ouve, observa e tem apoio de todos os envolvidos,
conseguirá, com dedicação e tempo, obter resultados satisfatórios para a
instituição, desde que ela esteja organizada.
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