quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Uma comunicação para organizar e divulgar




Divulgar uma instituição. Fazê-la ser conhecida. Sair do anonimato. Um trabalho estratégico que necessita de organização, dedicação e empenho de uma equipe. Deve contar, especialmente, com a participação de um comunicador.

Apesar das mídias sociais estarem em evidência, somente elas não são suficientes. A divulgação, somente por este meio, já está se tornando comum e não é mais nenhuma novidade (quantas ONGs você encontra nas redes sociais com a mesma causa?). É preciso variar as estratégias e saber se diferenciar para ser reconhecido. Tudo bem. Eu sei que não é fácil. Fazer o uso corretamente de cada ferramenta de comunicação de forma criativa e articulada, conforme as características de cada instituição, considerando cada tipo de público, é saber utilizar a comunicação de forma estratégica.

Às vezes, não se tem recursos e nem pessoas dedicadas a essa atividade, aí a divulgação vira um tiro no pé.

A divulgação da instituição é uma oportunidade de divulgar os trabalhos e os projetos por ela oferecidos, além de potencializar voluntários e outros apoiadores. Portanto, manter o local físico da instituição sempre limpo e organizado (como uma casa bem arrumada) é fundamental. As informações como missão, visão, objetivos, projetos e relatórios, também devem ter atenção. Tendo esses cuidados, as fragilidades (e isso toda instituição possui) serão menos evidenciadas. Atenção! Não quero dizer que elas serão ignoradas, mas sim, que os aspectos positivos – organização e seriedade do trabalho – serão mais destacados.

Quando se decide expor uma ONG, a partir de um plano estratégico, é preciso motivar os integrantes de toda equipe, sem esquecer os voluntários pontuais. São essas pessoas que vão expandir e ampliar a rede de contatos. Para isso, elabore a estratégia de divulgação junto com elas. Afinal, você precisa de pessoas e parceiros. Aproveite os canais de comunicação que serão trabalhados e, se possível, explore-os bastante (e corretamente).

Faça um estudo bem detalhado dos propósitos da divulgação. Quais são seus objetivos e se o momento permite esta exposição. Há casos em que a ONG ainda está se organizando ou se reestruturando, então, como disse anteriormente, a divulgação pode ser um tiro no pé.
A realização de eventos (como exposição de trabalhos, mobilização de ativistas), apresentações (espetáculos de dança, música ou teatro) com o apoio de uma descrição breve sobre a instituição, mutirões, convites para uma visita à ONG, cartas ou e-mail de agradecimento à participação de algum evento ou aos voluntários, são alguns dos meios que podem ser mais explorados. Devidamente utilizados, trazem resultados significativos.

Assim, um comunicador estratégico (ou uma equipe de comunicação), que ouve, observa e tem apoio de todos os envolvidos, conseguirá, com dedicação e tempo, obter resultados satisfatórios para a instituição, desde que ela esteja organizada.

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