quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Qual a importância da Comunicação para o Terceiro Setor?




O Terceiro Setor assume responsabilidades sociais que deveriam ser do Estado, que devido a sua deficiência não consegue atender a essas demandas. Entretanto, as ONGs não possuem recursos suficientes e passam a captá-los por meio da iniciativa privada e alguns investimentos por parte de órgãos públicos. As ONGs, por estarem próximas da comunidade, detêm o conhecimento das causas sociais e os problemas que ali existem há bastante tempo. Portanto, são elas, ao lado da comunidade, quem possuem capacidade para propor ações de impacto social positivo. Neste cenário, a Comunicação contribui para a visibilidade das ONGs, promove projetos, forma parcerias e dá retorno de suas ações à comunidade, construindo uma imagem com credibilidade e legitimidade. Cabe à Comunicação fornecer espaço para que a comunidade em que as ONGs estão inseridas tenham voz, por meio de entrevistas, depoimentos, fotos e vídeos.

Muitas vezes, o papel da Comunicação no Terceiro Setor fica direcionado à captação de recursos. No entanto, seu uso não pode ficar restrito a esta função, embora a gente saiba que uma boa visibilidade possa proporcionar legitimidade dessas organizações, criando credibilidade em suas ações e formar novos parceiros, atrair doadores, captar recursos e consolidar os já existentes. O sucesso da captação de recursos vai depender do relacionamento estabelecido com os doadores. As ONGs devem desenvolver mecanismos de comunicação que propiciem um ambiente de doações confiável. A Comunicação deve criar relacionamentos entre os doadores e a organização, juntamente com as atividades que ela proporciona para os problemas enfrentados e as causas defendidas. As ferramentas estratégicas de comunicação tornam-se importantes para dar visibilidade às ações das ONGs e contribuir para a sua sustentabilidade. Importante ressaltar que a visibilidade na imprensa local traz resultados positivos, dentre eles a credibilidade. Ou seja, a visibilidade tão almejada pelas ONGs não precisa, necessariamente, acontecer em nível nacional, a não ser que este seja um dos objetivos previstos no plano de divulgação e no planejamento estratégico da instituição. É preciso intensificar o uso dos meios de comunicação alternativos, gerando uma interação maior entre o Terceiro Setor e a mídia, conquistando, aos poucos, a visibilidade nos meios de comunicação de massa.

As grandes mídias nem sempre interpretam claramente os desejos das ONGs, talvez porque não exista um elo estruturado entre elas. Assim, suas ações são, equivocadamente, mal utilizadas pelos veículos da grande imprensa. Portanto, se quiser fazer uso desses meios, a Comunicação das ONGs deve ser esse elo estruturado, ser clara em seu propósito, cuidar da compreensão de sua linguagem e estabelecer uma comunicação atrativa, com mensagens e informações relevantes. Para disputar um espaço na grande mídia, é preciso gerar e manter informações qualificadas sobre a organização com foco no seu público. A Comunicação pode utilizar como recurso estratégico as particularidades do local em que a ONG constitui seu trabalho. A proximidade das ONGs às realidades locais a possibilita desenvolver meios de comunicação mais direto e com as pessoas envolvidas em um determinado problema. Isto possibilita criar um engajamento maior da comunidade ao lado das ONGs e de sua causa. 

É importante que o discurso da comunicação esteja alinhado com a prática, as atitudes da instituição, do contrário cria-se um imagem fictícia, que se revelará cedo ou tarde. Trabalhe com a realidade da organização e não aja por modismo.

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