terça-feira, 20 de junho de 2023

Publicidade Social: um caminho estratégico da Comunicação para o Terceiro Setor

Taynara Cabral acredita no poder da publicidade para mobilizar pessoas para causas sociais. / Divulgação



Em março de 2020, a publicitária Taynara Cabral ministrou a "Oficina Mulheres do ontem, do hoje e do amanhã", em que as crianças eram estimuladas a conhecerem histórias de mulheres heroínas que as permitiram existir divididas em super guerreiras, super escritoras, super corajosas e as que possuem o poder da música, ao mesmo tempo que se divertiam e despertavam a criatividade.

Na Casa Fluminense, como coordenadora de Comunicação, Taynara é responsável pela aula "O papel da comunicação nos movimentos sociais e projetos de mobilização", no Curso de Políticas Públicas da ONG.

Esses dois exemplos práticos mencionados ilustram o saber de uma publicidade social, que Taynara coloca em prática em seus projetos voltados para a representatividade de forma estratégica.

Conforme o artigo "Publicidade Social e sua tipificação: uma metodologia de transformação social", apresentado pela doutora em Comunicação e Cultura, Patrícia Gonçalves Saldanha,

"Assim, a Publicidade Social retoma seu sentido etimológico “tornar algo público” quando convida a sociedade civil para participar efetivamente de todo ou de parte do processo, desde formulação estratégica, passando pelas fases de criação e produção das campanhas publicitárias, até a implementação das ações. Ressaltamos que a Publicidade Social já acontecia na prática cotidiana das comunidades, realizada por seus membros, com participação ou não de agentes externos, mirando sempre no benefício para a própria localidade, independentemente de validações acadêmicas", defende.

"A formação em publicidade é essencial para pensar estrategicamente formas inovadoras e criativas de comunicação", afirma Taynara.

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense (UFF), cursando marketing digital na Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, Taynara, atualmente, é coordenadora de comunicação da Casa Fluminense. Como artista visual, desenvolve projetos voltados para a representatividade no campo das artes e do design, buscando contribuir na projeção de outras possibilidades de existência, principalmente para corpos negros. Além de seus projetos autorais como o calendário Insubmissas Trajetórias Negras, Heroínas Negras para Colorir e o jogo da memória Sankofa, já desenvolveu trabalhos para Meta, Netflix, Globo, Laboratório Fantasma, Canal Brasil, Telecine e Avon.

Taynara Cabral reúne talento, habilidades e competências em Comunicação para o Terceiro Setor que você confere a seguir.

Gecom: Como a formação acadêmica na área de publicidade colabora para o profissionalismo da Comunicação no Terceiro Setor?

Taynara Cabral: A publicidade é uma ferramenta poderosa para mobilizar pessoas. Muitas das vezes se tem uma ideia dela restrita ao mercado, mas ela possui várias vertentes, como a publicidade social, que não tem como foco o lucro ou a venda, mas a defesa de causas importantes para a sociedade. Aplicada ao Terceiro Setor, ela tem o poder de trazer mais pessoas para pautas importantes, como a defesa dos direitos humanos, a participação social e a construção de novos imaginários.

A publicitária vê no atual formato das plataformas digitais um dos principais desafios para lecionar Comunicação nos cursos. / Divulgação



Gecom: Quais os desafios para lecionar Comunicação nas turmas em que você ministra o curso e quais as propostas sugeridas para resolver essas questões?

Taynara Cabral: O formato das plataformas de comunicação hoje é um dos principais desafios. Ao mesmo tempo em que as redes sociais e outras plataformas possibilitaram a democratização da produção de narrativas e conteúdos, elas também atendem a interesses privados. Logo, a difusão das causas nem sempre são valorizadas nesses espaços, além também do crescimento da circulação de conteúdos falsos e discurso de ódio.

Uma das propostas é construir conteúdos que dialoguem com o contexto em que ele está circulando e, também, em formatos valorizados pelas redes, como fotos e vídeos. Mobilizar pessoas da sua rede também é importante para que esse conteúdo seja entregue para mais pessoas.

Gecom: Conte um pouco sobre seu trabalho em Comunicação na Casa Fluminense.

Taynara Cabral: A Casa Fluminense é uma organização que trabalha em diversas frentes, como a mobilização, a informação e a incidência. Uma das nossas principais motivações ao comunicar é trazer mais pessoas para fazer parte da construção coletiva de ações e políticas públicas para garantia de direitos, a defesa da democracia e a construção de um Rio mais justo, sustentável e menos desigual.

A comunicação é ferramenta chave para que as pessoas se vejam nesse lugar de agente de mudança para construção do futuro que tanto sonhamos. Cada dado, pesquisa e publicação lançada tem a preocupação de contribuir com as ações de lideranças sociais em seus territórios.

Na Casa, buscamos sempre construir uma comunicação humanizada, que faça sentido e dialogue com a realidade das pessoas.


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