segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

A importância da comunicação de causas nas ONGs

Bruna Rodrigues usa seus conhecimentos e habilidades para coordenar a área de Comunicação Social e Captação de Recursos do INCAvolutário. / Divulgação


Trabalhar na área de Comunicação dentro de uma ONG pode proporcionar uma experiência transformadora e enriquecedora. Sensação de realização, aprimoramento de habilidades e ampliação de conhecimentos são alguns dos benefícios para quem trabalha no Terceiro Setor pode adquirir ao longo do tempo, além de despertar um senso de propósito.

A coordenadora da área de Comunicação Social e Captação de Recursos do INCAvoluntário, Bruna Rodrigues, se identificou com o propósito do instituto, que hoje é a sua causa também.

Graduada em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), Bruna tem experiência em Social Média e Marketing de Causas, com foco em comunicação estratégica e impacto social.

Ao longo de sua jornada, atuou na promoção e realização de eventos voltados para divulgação e captação de recursos. 

Seus conhecimentos, habilidades e experiência garantem o sucesso das ações no INCAvoluntário, ampliando a disseminação de informações e viabilizando os recursos necessários para as iniciativas da instituição.

Na entrevista abaixo, Bruna conta sobre sua motivação em trabalhar no Terceiro Setor, além da importância e dos desafios da Comunicação dentro das ONGs.


Gecom: O que te motivou a se formar em jornalismo e a trabalhar no Terceiro Setor?

Bruna Rodrigues: A fotografia foi meu primeiro contato com o jornalismo. Quando chegou o momento de escolher uma graduação, me encantei pela área e percebi que era o caminho ideal para unir minhas paixões: a escrita e a imagem. Durante a faculdade de Comunicação, descobri um universo de possibilidades e compreendi que o comunicador pode ser versátil, atuando em diversas frentes. Essa percepção me levou ao Terceiro Setor, onde encontrei um propósito ainda maior: usar a comunicação como ferramenta de transformação social.


Gecom: Como você passou a fazer parte do INCAvoluntário?

Bruna Rodrigues: Minha entrada no INCAvoluntário aconteceu de forma natural. Por meio de uma conhecida que trabalhou no INCA, soube da oportunidade para a vaga de analista de comunicação no INCAvoluntário. Na época, já formada, atuava na comunicação interna da escola de música Starling Academy of Music, mas me identifiquei com a proposta e enviei meu currículo. Passei pelo processo seletivo e, desde então, já se vão quase oito anos dedicados a essa causa, que hoje também é a minha: apoiar os pacientes do INCA no enfrentamento da doença.


Gecom: De que forma a comunicação contribui para os resultados do INCAvoluntário?

Bruna Rodrigues: A comunicação é um pilar essencial para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer organização, e no INCAvoluntário não é diferente. A cada ano, nossa área de Comunicação se fortalece, impulsionando a visibilidade, o alcance e o impacto de nossas ações. Esse crescimento reflete diretamente na mobilização de recursos, no engajamento de voluntários e parceiros e na distribuição de informações essenciais. Por isso, investir em comunicação não é apenas uma estratégia, mas uma forma de garantir  a continuidade do nosso trabalho em benefício dos pacientes do INCA.


Gecom: Em sua opinião, quais são os desafios da Comunicação no Terceiro Setor e quais seriam as soluções para resolvê-los?

Bruna Rodrigues: Entendo que a comunicação no Terceiro Setor enfrenta desafios como a captação e fidelização de doadores. Cada vez mais, temos a necessidade de transmitir a relevância da causa sem cair em discursos apelativos. Uma forma de solução é investir em estratégias criativas nas redes sociais, com storytelling e parcerias estratégicas com criadores de conteúdo, e ter uma assessoria de imprensa também criativa e proativa, ou seja, profissionalizar a área e priorizar a mensuração de resultados. Essas ações garantem que a comunicação seja eficiente, contribuindo para a sustentabilidade da organização.


Sobre o INCAvoluntário

O INCAvoluntário é a área de ações sociais do Instituto Nacional de Câncer (INCA), responsável pelo planejamento e promoção das ações sociais e atividades voluntárias no Instituto. A área busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, por meio de atividades de inclusão social e resgate da cidadania. O INCAvoluntário conta com a colaboração de pessoas que realizam ou apoiam as suas atividades com os usuários em tratamento no Instituto.

https://incavoluntario.org.br/



Siga no Instagram 

Siga no Instagram @gecomterceirosetor


Acompanhe no Facebook.com/gecomterceirosetor




Nenhum comentário:

Postar um comentário