domingo, 5 de janeiro de 2014

Diagnóstico - O primeiro passo

Elaborar um Plano de Comunicação para uma ONG não foge muito do convencional, que é partir do diagnóstico e em seguida traçar as metas e objetivos, de forma estratégica, alinhados ao plano da instituição em busca de resultados satisfatórios para a sociedade (ou comunidade) em que atua.
 
O primeiro passo é conhecer e entender a instituição na qual se vai trabalhar. E isto leva um tempo. É o que chamamos de trabalho de campo. O profissional de comunicação deve coletar todos os dados possíveis e não pode descartar nenhuma informação e nenhum detalhe pode escapar. Essas informações podem ser adquiridas no site da instituição, informações publicadas por terceiros em páginas da internet, redes sociais, materiais publicitários, documentos internos (estatutos, atas, contratos...), análise de fotografias, entrevistas e o que mais vier a acrescentar.
 
Além disso, a percepção imparcial do profissional de comunicação também deverá ser considerada para que as conclusões não se tornem um juízo de valor. Esta percepção é uma visão objetiva, crítica e analítica que ele deverá fazer confrontando dados coletados da instituição com um contexto-histórico que a envolva, somado ao movimento atual e as possibilidades de um cenário futuro.
Esta percepção se consegue “vivendo” na instituição, conhecendo seu trabalho e entendendo o porquê dos acertos e erros que ela adquire.
Ao pesquisar e estudar o ambiente em que está se trabalhando, apoiar-se nas boas práticas de outras instituições (brainstorming) e analisar os pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades, o profissional elabora cuidadosamente um diagnóstico.
Este diagnóstico preciso é o início de seu trabalho e é o documento que será a base da construção de seu Plano de Comunicação, que será seu mapa de trabalho.

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