Como todo novo fenômeno de mercado, as ONGs ainda estão se
adaptando a realidade das mídias sociais. Na maioria dos casos elas não sabem
como agir.
Alguns gestores de projetos sentem-se ansiosos e criam
apressadamente perfis no Facebook. Outros, por acharem ser uma coisa complicada e sem
controle, preferem ficar de fora.
Para os dois casos é preciso um planejamento de comunicação nas
mídias sociais. Dependendo do tamanho da ONG, o público vai falar dela, queira
ou não.
Responsabilidade, transparência, autenticidade e prevenção são
as bases para um envolvimento relativamente seguro no engajamento das mídias
sociais.
Algumas recomendações:
1- Monitore
tudo: Ouça o que o público está falando nas mídias sociais. Monitore o que está
acontecendo nas redes sociais, principalmente os assuntos relacionados ao ramo
de atuação de sua ONG.
2- Conheça-te
melhor: Defina as prioridades e o que é importante para sua ONG. Seja sincero e
esteja pronto para se expor.
3- Seja
social: Amplie sua rede de contatos profissionais. Exponha-se com moderação.
Participe de redes convenientes e que agreguem valor para sua ONG.
4- Lidere
a discussão: Comece a falar de fatos importantes de sua ONG e controle a
conversa. Comande o seu site estendendo sua discussão para as mídias sociais.
5- Seja
multimídia: Explore os recursos de áudio, vídeo, imagem e texto das mídias
sociais e publique seu trabalho.
6- Continue
na mídia: Foque em mídias sociais que são mais fortes em sua ONG. Mas não deixe
outros recursos online de lado. Mantenha-se nas mídias convencionais (TV,
rádio...)
7- Planeje:
Tenha um plano para eventuais crises. Prepare-se para enfrentar possíveis
ataques em sua imagem. A crise na comunicação é inevitável, por isso esteja
preparado e discuta o que fazer.
As ONGs têm que ser responsáveis, transparentes e sinceras
em seu discurso, principalmente nas mídias sociais, onde todos falam de tudo.
Devem estar prontas para responderem com clareza e
sinceridade se algo não sair conforme o esperado.
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