sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Uma comunicação eficaz



Comunicar exige habilidade, esforço, investimento, criatividade e sensibilidade, isto se quisermos realmente comunicar algo. Sabemos que informar é diferente de comunicar, pois este exige um retorno por parte do receptor (feedback). E é aqui que mora a cilada quando se está preparando um comunicado.

Assim como nas empresas de grande e médio porte, as instituições do Terceiro Setor também cometem alguns equívocos na transmissão de uma mensagem. Ou seja, nem sempre o que se pretende comunicar é entendido e assimilado pelo público, ficando a informação estagnada e com perda de valor. Sendo assim, é importante ter um planejamento adequado de como essa mensagem chegará ao seu devido público.

É preciso ter habilidade ao escolher o meio pelo qual a informação vai chegar e que tipo de código (linguagem e imagens, por exemplo) será utilizado para que o público compreenda e internalize a informação.

Esforço e sensibilidade são empregados neste momento de identificação das características de cada público, afinal estamos lidando com diferentes tipos (voluntários, alunos, dirigentes, colaboradores, comunidades...).

A partir desta distinção, o profissional de comunicação deve utilizar sua criatividade para alinhar, com bom senso e bom gosto, a melhor forma de cativar esses públicos por meio de um canal em que a mensagem possa fluir de forma harmônica pelo ambiente (interno ou externo), despertando interesse e participação por parte dos receptores. A criatividade, neste caso, é saber fazer uso do layout, imagens e fontes que serão somados ao texto durante a transmissão dessa mensagem. A união desses elementos determinará a reação do público na hora da escolha e da leitura que ele fará em meio a outras informações que chegam até ele diariamente.

Assim, instituições do Terceiro Setor e profissionais de comunicação que atuam nesta área também devem ficar atentos a uma comunicação eficaz.

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