As ONGs estão em um momento de desenvolvimento profissional
em que precisam aperfeiçoar seus processos de planejamento, monitoramento,
avaliação, captação de recursos e comunicação.
Os profissionais de comunicação têm de reaprender seu papel,
como parceiros nesses processos, funcionando como um elo na construção de relacionamentos
com governos, empresas e outras organizações.
Quando se trabalha em ONGs, nós, os profissionais de
comunicação, estamos automaticamente envolvidos com os projetos delas. Então, a
primeira parceria que deve ser feita é com o gestor da ONG. Cabe ao gestor a
importante tarefa de manter o ambiente unido e favorável para a concretização
dos objetivos da ONG e abrir caminho para a comunicação desenvolver seu papel.
Ao profissional de comunicação atribui-se a tarefa de
orientar e disciplinar o gestor da ONG, enquanto for o interlocutor da organização, por meio de um planejamento estratégico
das comunicações. Manter as pessoas
unidas e envolvidas com os objetivos da ONG são os maiores desafios dos
comunicadores. É preciso saber envolver os diversos públicos de forma
estratégica, utilizando as ferramentas certas para comunicar de forma clara e
precisa.
Sendo assim, a parceria entre o profissional de comunicação
e o gestor da ONG é crucial para um desenvolvimento eficaz das mensagens que
serão transmitidas para os diversos públicos que as ONGs atendem.
Do contrário, do que adiantaria possuir uma equipe ou um
profissional de comunicação, se eles não são ouvidos? Por que trabalhar
individualmente, sem uma prévia consultoria ou orientação, se eles estão ali
para evitar a criação de ruídos? Por que medir forças, se um trabalho em equipe
é mais produtivo?
Portanto, escutar, evitar
ruídos e trabalhar em equipe são alguns dos ingredientes essenciais para a
construção de uma parceria entre o gestor da ONG e o profissional de
comunicação.
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