sábado, 2 de maio de 2015

Comunicação contribui para o Terceiro Setor



Entrevista com Solange Bottaro, vice-presidente da Instituição Social Ramacrisna, concedida ao diretor geral do Grupo Minas Marca, Guilherme Guerra, responsável, também, pela página de Comunicação e Marketing do Jornal Hoje em Dia I Portal HD. Nesta entrevista, Solange fala como a comunicação tem contribuído estrategicamente para fortalecer a instituição no mercado mineiro.
 
A belo-horizontina Solange Bottaro é graduada em Administração, possui MBA em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas e Especialização em Desenvolvimento de Dirigentes pela Fundação Dom Cabral. Hoje, é vice-presidente da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), cofundadora da Rede Mineira do Terceiro Setor e vice-presidente da Instituição Social Ramacrisna.

Como as estratégias de comunicação e marketing auxiliam no desenvolvimento da instituição?
A parceria com empresas de comunicação e marketing é fundamental na divulgação da organização para a sociedade como um todo. Na verdade não é um gasto,mas um investimento na conquista de novos parceiros que apoiem financeiramente o desenvolvimento das atividades e manutenção da instituição. Para a Ramacrisna, a comunicação e o marketing são áreas de grande importância dentro de seu planejamento estratégico. Informar a sociedade sobre as atividades que são desenvolvidas é tão significativo quanto executá-las.

Como analisa o Terceiro Setor em Minas Gerais?
Minas é um Estado rico em organizações sociais que atuam há décadas e são referência no país. Percebo que um grupo de dirigentes valoriza a gestão, investe na qualificação dos colaboradores e se preocupa em oferecer uma remuneração digna. Mas, isso ainda é algo muito restrito, dado o número de empresas presentes em nosso Estado e a possibilidade de utilização de incentivos fiscais. O Terceiro Setor também tem buscado unir forças, trabalhar em rede, compartilhar saberes e se qualificar.

Quais as ações de marketing mais adequadas para o Terceiro Setor? E quais os principais desafios em traçar ações de comunicação e marketing para uma instituição social?
Para uma organização social é essencial ter um projeto realmente impactante para a sociedade, que de forma positiva transforme definitivamente a comunidade escolhida. Com este projeto bem descrito, o próximo passo é divulgar e apresentar aos potenciais parceiros para conquistá-los e mostrar que os recursos envolvidos trarão resultados concretos de melhoria à sociedade. Os principais desafios estão no preconceito que o Terceiro Setor carrega desde muito tempo e na falta de investimentos para a apresentação de boas ferramentas que sensibilizem o mundo corporativo.

Como você avalia o uso das mídias digitais nas estratégias de comunicação de uma instituição do Terceiro Setor? Quais as vantagens de investir nesse meio? Como ele fortalece a marca da instituição?
As mídias sociais são um canal importante de relacionamento entre a instituição e o público. Prezamos pela transparência de nossas ações, valorizamos nossos parceiros e patrocinadores e, acima de tudo, compartilhamos o bem. Elas têm a função de nos aproximar e gerar credibilidade e confiança do público. Contamos hoje com uma equipe de comunicação, da agência de publicidade Melt Comunicação, que fica responsável pela alimentação de conteúdo das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter,G+), do blog e do site. A equipe é responsável também pelo desenvolvimento da “News Ramacrisna” (Newsletter) e e-mails marketing esporádicos, quando temos um evento ou atividade pontual, uma forma de comunicação ágil, personalizada e focada no público-alvo.

Fonte: www.minasmarca.com, publicado em 16 de março de 2015.

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