Entrevista
com Solange Bottaro, vice-presidente da Instituição Social Ramacrisna,
concedida ao diretor geral do Grupo Minas Marca, Guilherme Guerra, responsável,
também, pela página de Comunicação e Marketing do Jornal Hoje em Dia I Portal
HD. Nesta
entrevista, Solange fala como a comunicação tem contribuído estrategicamente
para fortalecer a instituição no mercado mineiro.
A
belo-horizontina Solange Bottaro é graduada em Administração, possui MBA em
Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas e
Especialização em Desenvolvimento de Dirigentes pela Fundação Dom Cabral. Hoje,
é vice-presidente da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito
Privado (Fundamig), cofundadora da Rede Mineira do
Terceiro Setor e vice-presidente da Instituição Social Ramacrisna.
Como as estratégias de comunicação e marketing auxiliam
no desenvolvimento da instituição?
A
parceria com empresas de comunicação e marketing é fundamental na divulgação da
organização para a sociedade como um todo. Na verdade não é um gasto,mas um investimento
na conquista de novos parceiros que apoiem financeiramente o desenvolvimento
das atividades e manutenção da instituição. Para a Ramacrisna, a comunicação e
o marketing são áreas de grande importância dentro de seu planejamento estratégico.
Informar a sociedade sobre as atividades que são desenvolvidas é tão
significativo quanto executá-las.
Como analisa o Terceiro Setor em Minas Gerais?
Minas
é um Estado rico em organizações sociais que atuam há décadas e são referência no
país. Percebo que um grupo de dirigentes valoriza a gestão, investe na
qualificação dos colaboradores e se preocupa em oferecer uma remuneração digna.
Mas, isso ainda é algo muito restrito, dado o número de empresas presentes em nosso
Estado e a possibilidade de utilização de incentivos fiscais. O Terceiro Setor
também tem buscado unir forças, trabalhar em rede, compartilhar saberes e se
qualificar.
Quais as ações de marketing mais adequadas para o
Terceiro Setor? E quais os principais desafios em traçar ações de comunicação e
marketing para uma instituição social?
Para
uma organização social é essencial ter um projeto realmente impactante para a
sociedade, que de forma positiva transforme definitivamente a comunidade
escolhida. Com este projeto bem descrito, o próximo passo é divulgar e
apresentar aos potenciais parceiros para conquistá-los e mostrar que os
recursos envolvidos trarão resultados concretos de melhoria à sociedade. Os principais
desafios estão no preconceito que o Terceiro Setor carrega desde muito tempo e
na falta de investimentos para a apresentação de boas ferramentas que
sensibilizem o mundo corporativo.
Como você avalia o uso das mídias digitais nas estratégias
de comunicação de uma instituição do Terceiro Setor? Quais as vantagens de investir
nesse meio? Como ele fortalece a marca da instituição?
As
mídias sociais são um canal importante de relacionamento entre a instituição e
o público. Prezamos pela transparência de nossas ações, valorizamos nossos
parceiros e patrocinadores e, acima de tudo, compartilhamos o bem. Elas têm a
função de nos aproximar e gerar credibilidade e confiança do público. Contamos hoje
com uma equipe de comunicação, da agência de publicidade Melt Comunicação, que
fica responsável pela alimentação de conteúdo das redes sociais (Facebook, Instagram,
Twitter,G+), do blog e do site. A equipe é responsável também pelo desenvolvimento
da “News Ramacrisna” (Newsletter) e e-mails marketing esporádicos, quando temos
um evento ou atividade pontual, uma forma de comunicação ágil, personalizada e focada
no público-alvo.
Fonte:
www.minasmarca.com, publicado em 16 de
março de 2015.
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