domingo, 3 de fevereiro de 2019

A Comunicação e seus princípios no Terceiro Setor


Sensibilizar, capacitar e mobilizar (além de informar, claro) os integrantes de uma organização da sociedade civil são alguns princípios da Comunicação no Terceiro Setor.


Conduzir o fluxo da informação, dar suporte e apoio nos campos comportamentais e sociais aos que estão diretamente envolvidos ou aos que serão impactados neste processo, também são suas atribuições.


Uma comunicação profissionalizada e diferente deve ser bem feitas nestas instituições, isto porque, profissionais nesta área são formados para trabalhar nos meios de comunicação de massa, com muito conhecimento técnico e pouca formação humanística.


As notícias de uma causa de diferentes organizações se tornam as mesmas, e o público acaba não diferenciando uma organização da outra.


Emissoras de rádio, TV e jornais impressos, em sua maioria, reproduzem o mesmo que foi lido na internet, e o diferencial que uma determinada organização tem não é publicizado, se tornando repetitivo e pouco atraente.


A falta de recursos financeiros e a dificuldade na implantação de projetos estratégicos de comunicação continuam a ser grandes desafios destes profissionais, que trabalham em organizações da sociedade civil, impossibilitando que ambos desenvolvam trabalhos estruturados que mobilizem e divulguem ações executadas por determinados projetos.


As atividades de comunicação estratégica também consistem na educação, cidadania, desenvolvimento e no uso democrático de seus meios. O uso de diferentes linguagens permite uma comunicação educativa e crítica da realidade, permitindo articulações em rede por uma causa social.

Ainda não existem “fórmulas mágicas” de como fazer uma comunicação para o Terceiro Setor. Portanto, é preciso que se façam estudos, pesquisas, experimentações e que usem criatividade para desenvolver um bom trabalho profissional que tragam visibilidade, legitimidade e credibilidade destas organizações.

Siga no Instagram 
Acompanhe mais no Instagram @gecomterceirosetor

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto. Qual a relação da música com o site? É possível ler ouvindo música ou há uma playlist escolhida pelo blog? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As músicas do Gecom, na aba "Ritmos da Vida", são trilhas sonoras que se relacionam com as temáticas das ações em comunicação e no terceiro setor. "Ideologia" (Cazuza), por exemplo, pode nos transmitir uma ideia de posicionamento social ou político. São músicas com letras para refletir nossas ações na vida.
      Já foram incluídas as suas sugestões. Elas são ótimas.
      Ah! Você pode navegar pelo blog e ouvir as músicas também.
      Abraços.

      Excluir